São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994 |
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Divulgue seu negócio sem gastar muito
ROBERTA JOVCHELEVICH
Falta de verba para publicidade, para eles, não significa que o produto não possa ser divulgado, e a desculpa de que falta de dinheiro para propaganda é a razão do fracasso está com os dias contados. "O pequeno empresário tem que agir como um guerrilheiro", diz Ana Maria Ramos Buairide, 38, administradora de empresas e consultora de marketing do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Segundo ela, a comunicação do pequeno empresário tem que ser feita com criatividade e contato pessoal. Colocar faixas, distribuir panfletos, fazer promoções e valorizar o atendimento ao público são táticas baratas que dão retorno, de acordo com a consultora. "Quem está abrindo um negócio pode anexar aos panfletos cupons que dêem direito a produtos ou descontos", diz Ana Maria. "É fundamental fazer do atendimento um diferencial", ressalta Keith Kumagae, 21, presidente da Empresa Júnior FGV. A Empresa Júnior é uma consultoria da Fundação Getúlio Vargas destinada a pequenos e médios empresários e coordenada por alunos da graduação do curso de administração de empresas. Para Kumagae, pode-se adaptar fórmulas que deram certo para outros empresários, mas a venda tem que ser "sincera". "Não dá certo empurrar ao consumidor produtos que não tenham qualidade." ONDE ENCONTRARSebrae - (011) 279-6877 ramal 414; Empresa Júnior FGV - (011) 284-2311 ramal 234. LEIA MAIS sobre formas de divulgação nas págs. 9-3 e 9-5 Próximo Texto: ARJUNA Índice |
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