São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

BMW Compacto vai ser 'popular de luxo'

EDUARDO VIOTTI
ENVIADO ESPECIAL A MUNIQUE

A BMW (Bayerischen Motoren Werke, ou fábrica de motores da Baviera, Estado da Alemanha cuja capital é Munique) lançou semana passada a versão compacta da linha 3, de maior sucesso da história da marca.
No Brasil, o Compacto vai custar entre US$ 35 mil e US$ 45 mil, dependendo do acabamento.
Será vendido a partir de outubro, apenas na versão com motor 1.8, ainda não fabricada.
A avaliação do modelo 316 (motor 1.6) foi feita em estradas secundárias. Com asfalto impecável, o percurso permitiu a avaliação do 316 em condições ideais.
Além do carisma da marca BMW e da qualidade na construção, seus maiores apelos, o Compacto mostrou comportamento perfeito em curvas.
A transmissão traseira, rara em carros médios, favorece a esportividade. As suspensões, ligeiramente ásperas, também.
O novo BMW é pequeno. Tem 4,21 m (16 cm a mais que o Fusca). Pesa 1.255 kg e tem reduzido porta-malas, de 300 litros.
O motor de 1.800 cc tem 140 cv. Traz injeção multiponto (um bico para cada cilindro) e duplo comando para as 16 válvulas.
O motor tem ainda coletor de admissão variável (uma borboleta para cada cilindro), que melhora a queima do combustível e contribui para economia e desempenho.
Segundo dados de fábrica, o 318 acelera até os 100 km/h em 9,9 segundos e atinge 209 km/h de velocidade máxima, com consumo médio de 8,3 km/litro.
Com duas portas, o Compacto é muito seguro. Traz freios ABS (nunca travam) e airbarg (almofada que infla em caso de acidente), além de reforços nas portas e cintos com pré-tensionamento.
O câmbio manual de cinco marchas permite engates preciosos e rápidos. Há ainda a opção de câmbio automático de quatro marchas.
Seu ponto mais fraco é o acabamento, absolutamente despojado. Mesmo com bancos de couro opcionais, a impressão é de que o carro é finalizado em plástico.
O jornalista Eduardo Viotti, editor de Veículos, viajou a convite da BMW e da Regino Import.
LEIA MAIS
sobre os lançamentos da BMW e a nova série sete na última página deste caderno

TEST DRIVE
BMW Compacto
Total rodado: cerca de 300 km
Tipo de pista: estradas secundárias
Condições do piso: asfalto de boa qualidade
Problemas sugeridos: nenhum
Resumo: modelo médio muito atraente, com razoável desempenho e boa estabilidade. Os pontos altos são o charme da marca e do design. O acabamento é muito despojado para um BMW

Próximo Texto: Novos podem ter promoções suspensas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.