São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994 |
Próximo Texto |
Índice
BMW Compacto vai ser 'popular de luxo'
EDUARDO VIOTTI
No Brasil, o Compacto vai custar entre US$ 35 mil e US$ 45 mil, dependendo do acabamento. Será vendido a partir de outubro, apenas na versão com motor 1.8, ainda não fabricada. A avaliação do modelo 316 (motor 1.6) foi feita em estradas secundárias. Com asfalto impecável, o percurso permitiu a avaliação do 316 em condições ideais. Além do carisma da marca BMW e da qualidade na construção, seus maiores apelos, o Compacto mostrou comportamento perfeito em curvas. A transmissão traseira, rara em carros médios, favorece a esportividade. As suspensões, ligeiramente ásperas, também. O novo BMW é pequeno. Tem 4,21 m (16 cm a mais que o Fusca). Pesa 1.255 kg e tem reduzido porta-malas, de 300 litros. O motor de 1.800 cc tem 140 cv. Traz injeção multiponto (um bico para cada cilindro) e duplo comando para as 16 válvulas. O motor tem ainda coletor de admissão variável (uma borboleta para cada cilindro), que melhora a queima do combustível e contribui para economia e desempenho. Segundo dados de fábrica, o 318 acelera até os 100 km/h em 9,9 segundos e atinge 209 km/h de velocidade máxima, com consumo médio de 8,3 km/litro. Com duas portas, o Compacto é muito seguro. Traz freios ABS (nunca travam) e airbarg (almofada que infla em caso de acidente), além de reforços nas portas e cintos com pré-tensionamento. O câmbio manual de cinco marchas permite engates preciosos e rápidos. Há ainda a opção de câmbio automático de quatro marchas. Seu ponto mais fraco é o acabamento, absolutamente despojado. Mesmo com bancos de couro opcionais, a impressão é de que o carro é finalizado em plástico. O jornalista Eduardo Viotti, editor de Veículos, viajou a convite da BMW e da Regino Import. LEIA MAIS sobre os lançamentos da BMW e a nova série sete na última página deste caderno TEST DRIVE BMW Compacto Total rodado: cerca de 300 km Tipo de pista: estradas secundárias Condições do piso: asfalto de boa qualidade Problemas sugeridos: nenhum Resumo: modelo médio muito atraente, com razoável desempenho e boa estabilidade. Os pontos altos são o charme da marca e do design. O acabamento é muito despojado para um BMW Próximo Texto: Novos podem ter promoções suspensas Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |