São Paulo, domingo, 5 de junho de 1994
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Yamaha prepara a DT 200 para motocross

JOTA SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Yamaha apresentou na semana passada, em São Paulo, a versão de competição da nova DT 200, totalmente adaptada para enfrentar as pistas e corridas de motocross.
A fábrica aposta no ressurgimento do esporte, que teve seu período de maior popularidade no Brasil durante os anos 80.
Seguindo os regulamentos que regem as competições, só o motor de 200 cc de cilindrada não teve suas características alteradas.
Para diminuir o peso do conjunto foram retirados farol, piscas, espelhos e chicote elétrico.
Também foram substituídas a bateria, por um condensador, e as rodas de aço, por outras de alumínio, mais resistentes e leves.
Os pneus têm grandes cravos de borracha, mais conhecidos como "biscoitos", para garantir maior aderência na terra.
Por serem usados com baixa calibragem, os pneus são fixados nos aros com adesivo especial.
A suspensão traseira foi totalmente redimensionada, recebendo um reservatório externo de gás.
Esse sistema permite aumentar o curso do amortecedor, tornando-o mais adequado aos saltos das provas de motocross.
Já a suspensão dianteira teve incorporados reguladores de compressão e de calibragem do ar comprimido dos amortecedores.
Para aumentar o volume de entrada de ar no motor –e também melhorar o rendimento–, foi retirado o duto do filtro, agora fixado na boca do carburador.
O sistema de alimentação teve duas alterações visando ajustar a proporção ideal da mistura ar/combustível para alto desempenho.
Os giclês de alta rotação foram redimensionados e a posição da agulha do carburador, alterada.
A relação de transmissão também mudou. A adoção de uma coroa de 49 dentes em lugar da convencional de 41 dentes (mantém o pinhão de 13 dentes) permite mais torque (força em baixas rotações).
Todas essas modificações possibilitaram melhor aproveitamento do motor, que atinge a potência máxima com menor velocidade.
Essa é uma preparação específica para pistas, já que no motocross as máquinas são bastante exigidas em manobras de arrancada e não de velocidade final.
O responsável pelas mudanças propostas para adaptação de uma DT 200 normal às condições de pista é o engenheiro Minoru Matsumura, do departamento de assistência técnica da Yamaha.

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