São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornalistas vão aos EUA sob protesto contra Comitê

DA REDAÇÃO

A Folha vai fazer a cobertura dos jogos da Copa do Mundo dos EUA sob protesto.
O motivo é a exigência do Comitê Organizador do Mundial de que os jornalistas autorizem o FBI (a polícia federal dos EUA) a investigar suas vidas privadas para obter o credenciamento para cobrir as partidas.
Segundo os organizadores da Copa, a medida visa a impedir que quaisquer pessoas que representem ameaça à segurança dos espectadores dos jogos entrem nos EUA disfarçadas de jornalistas.
A Folha enviou duas cartas ao presidente do Comitê, Alan Rothenberg, assinadas pelo diretor de Redação, Otavio Frias Filho, protestando contra a exigência.
Em resposta a uma dessas cartas, Alan Rothenberg definiu o credenciamento como "um privilégio, e não um direito".
A imprensa norte-americana também se manifestou contra a exigência; seus jornalistas acabaram poupados de autorizar a investigação do FBI.
Em nome do direito à informação dos seus leitores, a Folha decidiu submeter-se às condições impostas pelo Comitê Organizador, embora as considere contrárias à liberdade de imprensa.

Texto Anterior: OS PRODUTOS DA FOLHA NA COPA
Próximo Texto: Confira a seleção dos colunistas da Copa 94
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.