São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frota polui mais que indústria

DA REPORTAGEM LOCAL

Os 4 milhões de carros, ônibus e caminhões que circulam diariamente em São Paulo são as principais fontes de poluição da cidade.
Segundo a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), os veículos ultrapassaram as indústrias em níveis de poluição e hoje respondem por cerca de 60% dos gases poluentes emitidos na atmosfera (veja quadro).
Isso ocorreu devido à maior fiscalização sobre as indústrias, enquanto os veículos não adotaram combustíveis menos poluentes. Some-se a isso o ingresso constante de novos carros e ônibus à frota da cidade.
Os principais gases produzidos pelos veículos são monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, dióxido de enxofre e partículas inaláveis.
A adoção do catalisador (equipamento que filtra os gases produzidos pelos carros) ainda não atingiu 10% da frota de São Paulo.
O equipamento tornou-se obrigatório em 1992. É instalado no escapamento do automóvel e funciona através de uma reação química.
Os gases passam por uma colméia de cerâmica, impregnada de metais pesados e raros (ródio e platina), que transforma os poluentes em gases inócuos.

Texto Anterior: Cetesb descarta fechar o centro
Próximo Texto: Acidente fere dez pessoas no Ipiranga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.