São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faz 41 anos que o monte Everest foi escalado pela primeira vez

RODRIGO LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

O maior desafio que os alpinistas já tiveram –chegar ao pico Everest, no Nepal– foi vencido há 41 anos.
O herói da façanha, sir Edmund Hillary, que completa 75 anos no mês que vem, ainda está vivo e em atividade.
Na semana passada, a Folha tentou entrevistá-lo mas não conseguiu: é que Hillary, aos 74, está atualmente empenhado em uma expedição a um parque florestal no oeste dos EUA.
Está tão distante da civilização que não pode ser localizado por rádio ou por telefone.
Edmund Hillary atingiu o Everest às 11h30 do dia 29 de maio de 1953. Junto com ele estava o sherpa (etnia que vive no Nepal, o país onde fica o Everest) Tenzing Norkay.
O monte está a 8.847 metros acima do nível do mar. Um avião comercial voa a 10 mil metros.
Há controvérsias sobre qual dos dois teria atingido o pico primeiro, mas Hillary sustenta ainda hoje que os dois subiram ao ponto mais alto da montanha exatamente ao mesmo tempo. Norkay morreu em 1986.
O Everest não foi a única grande aventura de Hillary. Menos de cinco anos depois, em janeiro de 1958, ele chefiou a expedição britânica que atingiu o pólo Sul.
Foi o terceiro grupo a chegar ao pólo Sul. Antes dele, apenas as expedições do norueguês Roald Amundsen (dezembro de 1911) e do britânico Robert Scott (janeiro de 1912) haviam chegado lá. Scott e seus companheiros morreram antes de deixar o continente antártico.
Atualmente, Hillary mora com sua mulher em Auckland, onde nasceu, a maior cidade da Nova Zelândia. Antes de ser alpinista, Hillary se dedicava à criação de abelhas.
Ele começou a escalar nos Alpes Neozelandeses, uma cadeia de montanhas que ocupa o oeste do país.
Antes da expedição de Hillary, dezenas de outros grupos já haviam tentado atingir o Everest. Para os sherpas, o Chomolungma (Everest, no idioma local) é sagrado –morada de deuses.
A atitude de Norkay de escalá-lo foi reprovada pela maioria de seus compatriotas.
O Everest é considerado a escalada mais difícil do mundo porque, devido a sua altitude, a temperarura é muito baixa (só na base da montanha faz -25ºC, imagine no pico) e o oxigênio é rarefeito.
Hillary ainda voltou diversas vezes ao Nepal. Em uma delas, saiu à caça de Yeti, o Abominável Homem das Neves.
Regressou com os EUA com um escalpo (couro cabeludo) que se acreditava seria do lendário ser do Himalaia.
Hillary tinha bons motivos para pensar que o escalpo dava sorte a ele: no seu regresso, o neozelandês deixou de pegar um avião que se espatifou no chão.

Texto Anterior: O EQUIPAMENTO
Próximo Texto: Brasileiro desistiu pouco antes de chegar ao "teto do mundo"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.