São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Costeau vem a São Paulo pedir ajuda para as novas gerações

PAULO SILVA PINTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O que você acha da sua herança? Não o dinheiro que os seus pais vão deixar para você, mas o planeta que a humanidade entregou quando você nasceu. Um mundo livre de exploração é o que o oceanógrafo Jacques-Yves Costeau quer.
Na semana passada, ele passou três dias em São Paulo para lançar a campanha pela Declaração do Homem das Gerações Futuras, que a ONU vai votar. É basicamente uma espécie de adendo à Declaração Universal dos Direitos do Homem, com ênfase nos problemas ambientais.
Costeau considera que a Eco-92, que aconteceu no Rio, foi positiva, "pois chamou a atenção dos chefes de Estado para o problema ambiental". Entretanto, ele considera que a Conferência falhou ao definir "desenvolvimento sustentável" –"O desenvolvimento social é possível, mas o econômico é mais difícil."
Costeau faz 84 anos sábado e está super em forma. Vai esta semana para Madagascar (ilha no leste africano), onde sua equipe mantém uma expedição.
O oceanógrafo já tem planos para uma viagem à China –que duraria dois anos– e outra à África do Sul.
Jacques Costeau foi oficial da marinha francesa, e é o inventor do aqualung (tanque de ar para mergulho). Suas viagens se popularizaram através de vídeos e filmes.

Quem quiser assinar a Declaração dos Direitos do Homem das Gerações Futuras deve procurar as agências do Banespa ou da Nossa Caixa.

Texto Anterior: Daniela é promessa na Olimpíada 96
Próximo Texto: Garotos colecionam namoradas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.