São Paulo, segunda-feira, 6 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TUPAC SHAKUR

DA "SPIN"

O rapper e símbolo sexual Tupac Shakur está cada vez mais raivoso e com cara de mal. Também, não é sem razão.
O final de 93 foi um momento difícil para o rap. O rapper Snoop Doggy Dogg foi preso, acusado de assassinato. Alguns dias depois, Flavor Flav, do Public Enemy, também, acusado de atirar em seu vizinho.
E depois o rapper e ator Tupac Shakur estourou nos noticiários televisivos dos Estados Unidos com uma alegada explosão de atividade criminosa.
Até então, 1993 havia sido um bom ano para ele. Havia estrelado o filme "Poetic Justice" ("Sem medo no coração", que vai estrear em breve no Brasil), de John Singleton
Tinha lançado ainda um segundo disco "Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z." Havia sido também indicado para um Prêmio Imagem da NAACP (Associação Nacional para o Progresso dos Negros).
Mas no outono passado muita confusão invadiu a vida de Tupac. Ele foi preso duas vezes em um prazo de três semanas.
Primeiro, em Atlanta, na noite de Halloween, acusado de atirar em dois policiais. Depois, na locação de seu último filme, "Above the Rim" (ainda sem título em português), em Nova York.
Ele foi acusado de manter relações sexuais anais forçadas com uma jovem fã em uma suite de hotel. Segundo Tupac, alguns dias antes ele havia transado com a garota e convidou-a a repetir a dose.
Várias testemunhas dizem ter visto a garota fazendo sexo oral nele no meio da pista de dança de uma famosa discoteca de Nova York.
As palavras "Thug life" (vida de bandido), tatuadas em sua barriga como uma bandeira, são o manifesto de Tupac contra a vida a que são submetidos muitos jovens negros americanos .
A vida dele foi difícil. Tupac quase nasceu na prisão e até hoje não sabe quem foi seu pai biológico. Sua mãe, militante política, sofreu por ser viciada em crack.
Se Tupac for condenado por qualquer um dos delitos violentos de que é acusado, vai enfrentar anos de cadeia.
"É uma merda! Ele não estuprou ninguém", diz Afeni Shakur (mãe do rapper) no telefone, de sua casa na Geórgia.
Em um cenário rap em que as raízes das pessoas muitas vezes definem sua identidade, sua turma, seu estilo, Tupac nunca pertenceu a uma gangue.
A pobreza era a única constante em sua vida. Sua falta de raízes era emblemática da geração posterior ao movimento pelos direitos civis.
Tupac cresceu sem pespectivas de vida. Parece que nada do que vem acontecendo com ele é por acaso.

Tradução Clara Allain.

Texto Anterior: Garotos colecionam namoradas
Próximo Texto: João Gordo é internado em spa e promete emagrecer mais de 10 quilos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.