São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

Reciclagem bancária; Na véspera; Além da greve; Café amargo; Leite azedo; Produção menor; Popularidade excessiva; Dois fronts

Reciclagem bancária
Os bancos estão instruindo seus gerentes a reformular o atendimento nas agências.
Em alguns, já começou o treinamento de funcionários para captar novos clientes, o que compensaria o esperado menor volume de aplicações com o real.

Na véspera
No dia 30 de junho, os bancos vão abastecer os caixas eletrônicos com cruzeiros reais suficientes para atender a demanda só até o final da tarde.
A partir daí começam a colocar as novas cédulas para a estréia do real no dia seguinte.

Além da greve
Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, diz que vai acionar a Delegacia da Mulher para denunciar a Robertshaw do Brasil por não empregar mulheres com menos de 35 anos para reduzir a incidência de funcionárias grávidas.
A empresa não comenta.

Café amargo
Américo Sato, da Abic, diz que enquanto o preço do café subiu 120% em termos reais de dezembro a meados de maio, o do café industrializado subiu 28%. "Esta situação impôs à indústria o pesado ônus da descapitalização e o fantasma do desabastecimento."

Leite azedo
A produção de leite B caiu no ano passado pela primeira vez desde 88. Foram produzidos 787 milhões de litros, 3% menos do que no ano anterior, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Leite B.
Houve queda proporcional no número de usinas receptoras de leite, de 120 para 116.

Produção menor
O número de produtores de leite diminuiu mais aceleradamente: 700 fazendas foram desativadas ou passaram a explorar outros produtos no ano passado.
Sobraram 5.500 produtores, uma queda de 10%.

Popularidade excessiva
A falta de modelos populares fez as vendas da indústria automobilística caírem em maio depois do forte movimento nos dois meses anteriores. Nos EUA.
A venda anualizada passou de 15,3 milhões em abril para 14,6 milhões.

Dois fronts
Jean Luois Bourdon, da Abrafas, diz que as importações de têxteis da Coréia e da China não explicam totalmente o aumento do desemprego na região de Americana (SP).
Para ele, o problema é que ao mesmo tempo há um rápido processo de modernização.

Próximo Texto: Otimismo bilateral; Efeito prático; Quinta missão; Pouca monta; Bilhete decifrado; Outros cheiros; Curva ascendente; Pregão alternativo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.