São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994 |
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Defeitos atingem 25% dos micros novos
JAMES KIM
Cerca de 25% de 45 mil usuários de PC que responderam a uma pesquisa da "PC World" (revista norte-americana especializada em informática) disseram que seus computadores tiveram algum tipo de problema. Desses, quase 30% informaram que suas máquinas quebraram menos de um mês depois da compra e 7% dos computadores chegaram com componentes quebrados. As principais fontes de problemas são o disco rígido (21% dos defeitos) e a placa principal (20%), segundo a pesquisa. Outros componentes com altas taxas de falha são o monitor (12%), acionador de disquetes (10%) e fonte (10%). Em maio passado, a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo determinou o "recall" (convocação dos compradores para troca ou reparo) de 63 mil monitores de vídeo de PCs da Dell, afirmando que eles poderiam aquecer demais e provocar incêndios. Em novembro passado, a IBM fez o "recall" de subnotebooks ThinkPad 500 por causa de defeito na bateria. Marietta Leavelle, da Califórnia (na costa leste dos EUA), comprou um PC Packard Bell que veio com uma placa fax/modem defeituosa. "Fiquei tão frustrada que voltei até a Sears e disse: `Ou vocês consertam, ou me dão um novo'." Os computadores podem quebrar por uma série de razões, inclusive falta de cuidado durante o transporte. "São máquinas um pouco frágeis", diz Phil Lemmons, editor da "PC World". Mel Ransom, vice-presidente da Packard Bell, pergunta: "É o PC que tem defeitos? Ou nós não orientamos direito os usuários?" Segundo a "PC World", os micros que apresentaram menos problemas foram os da AST Research, Compaq, Hewlett-Packard, Everex, Epson, AT&T e IBM. Os mais problemáticos foram os PCs de baixo custo da Ambra, Ares, Comtrade, Cornell, Insight, Micro Express e Micron. Texto Anterior: Disparam vendas de subnotebooks até 99 Próximo Texto: Rede traz dados da Copa e serviços em CD Índice |
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