São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Defeitos atingem 25% dos micros novos

JAMES KIM
DO "USA TODAY"

Os computadores pessoais estão mais poderosos do que nunca, mas frequentemente apresentam problemas –às vezes, o defeito aparece logo ao ligar a máquina.
Cerca de 25% de 45 mil usuários de PC que responderam a uma pesquisa da "PC World" (revista norte-americana especializada em informática) disseram que seus computadores tiveram algum tipo de problema.
Desses, quase 30% informaram que suas máquinas quebraram menos de um mês depois da compra e 7% dos computadores chegaram com componentes quebrados.
As principais fontes de problemas são o disco rígido (21% dos defeitos) e a placa principal (20%), segundo a pesquisa.
Outros componentes com altas taxas de falha são o monitor (12%), acionador de disquetes (10%) e fonte (10%).
Em maio passado, a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo determinou o "recall" (convocação dos compradores para troca ou reparo) de 63 mil monitores de vídeo de PCs da Dell, afirmando que eles poderiam aquecer demais e provocar incêndios.
Em novembro passado, a IBM fez o "recall" de subnotebooks ThinkPad 500 por causa de defeito na bateria.
Marietta Leavelle, da Califórnia (na costa leste dos EUA), comprou um PC Packard Bell que veio com uma placa fax/modem defeituosa.
"Fiquei tão frustrada que voltei até a Sears e disse: `Ou vocês consertam, ou me dão um novo'."
Os computadores podem quebrar por uma série de razões, inclusive falta de cuidado durante o transporte. "São máquinas um pouco frágeis", diz Phil Lemmons, editor da "PC World".
Mel Ransom, vice-presidente da Packard Bell, pergunta: "É o PC que tem defeitos? Ou nós não orientamos direito os usuários?"
Segundo a "PC World", os micros que apresentaram menos problemas foram os da AST Research, Compaq, Hewlett-Packard, Everex, Epson, AT&T e IBM.
Os mais problemáticos foram os PCs de baixo custo da Ambra, Ares, Comtrade, Cornell, Insight, Micro Express e Micron.

Texto Anterior: Disparam vendas de subnotebooks até 99
Próximo Texto: Rede traz dados da Copa e serviços em CD
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.