São Paulo, quarta-feira, 8 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD-ROM "encalha" em rede de locação de vídeos nos EUA

MARINA MORAES
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

A primeira experiência da Blockbuster, maior rede de casas locadoras de vídeo do país, na área de informática não teve o sucesso esperado.
Desde novembro do ano passado a rede vem alugando e vendendo sistemas de CD-ROM em 57 lojas da rede na região de São Francisco.
Os consumidores podem utilizar quiosques montados nas lojas para aprender mais sobre CD-ROMs e a partir daí comprar ou alugar equipamentos ou programas de cinco diferentes marcas: Apple Computer, IBM Personal Computer, Sega of America, Philips Eletronics e Panasonic.
Cada loja tem cinco quiosques equipados com CD-ROM cedido pelos cinco fabricantes, o que permite ao público comparar marcas e sistemas.
O teste, que termina no dia 30 de junho, provou que a rede Blockbuster ainda tem muito o que aprender sobre a tecnologia de CD-ROM.
O nível de desinformação do público sobre o assunto é maior do que se imaginava. Irritados com a dificuldade de lidar com o equipamento, os consumidores passaram a telefonar para os fabricantes à procura de orientação sobre os diferentes sistemas.
A Blockbuster tentou remediar a história colocando uma linha telefônica gratuita com funcionários 24 horas por dia respondendo a perguntas do público.
Ainda assim, parece que a imagem da rede locadora saiu bem arranhada do episódio.
Apesar de a Blockbuster não ter revelado ainda os números oficiais, uma pesquisa do instituto Gallup entrevistou cerca de 900 pessoas que haviam alugado equipamento de CD-ROM e registrou que a maior parte dessas pessoas ficou mais satisfeita com os sistemas da Apple e da IBM do que com as outras três marcas.
Numa recente reunião para discutir o andamento da experiência, os executivos da Apple declararam-se extremamente felizes com a reação do público e se mostraram dispostos a participar de novos testes que podem acontecer ainda dentro das lojas Blockbuster até o final do ano.

Texto Anterior: Multimídia pode acelerar aprendizado; BBS é opção para aprender 'brincando'; Professor particular pede tempo mínimo; Aulas em casa têm preço padrão
Próximo Texto: Compton's faz parceria com Intel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.