São Paulo, quinta-feira, 9 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fini diz que Mussolini 'nunca foi criminoso'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O líder italiano neofascista Gianfranco Fini afirmou que o ditador Benito Mussolini "nunca foi um criminoso".
"O maior erro de Mussolini foi se alinhar a Hitler", disse Fini, em entrevista publicada ontem pela revista alemã "Stern".
"Pouca gente derrama lágrimas por Hitler ainda hoje, enquanto muitos italianos estão convencidos de que Mussolini vez muitas coisas boas", disse Fini.
Gianfranco Fini é um dos líderes do MSI (Movimento Social Italiano), partido neofascista que participa do governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi.
Questionado se a adoção de leis raciais foram crimes, Fini disse que as leis foram um "erro trágico" do fascismo.
Na entrevista, o líder do MSI reafirmou seu compromisso com a democracia e disse que não é um fascista, mas um "pós-fascista".
"O que continua sendo válido são os valores de defesa da família e o amor pela pátria", afirmou.
Sobre uma possível mudança das fronteiras da Itália com a Eslovênia e Croácia, Fini disse que, na sua opinião, nunca houve um problema de fronteira na região.
"Fronteiras nunca são imutáveis, mas para nós elas só podem ser modificadas através de negociações".
A polícia de Roma anunciou ontem a prisão de quatro militantes neonazistas, acusados de espancarem um religioso muçulmano.
Um dos acusados se declarou surpreso com a prisão. "Nós só o esbofeteamos um pouco", disse. A agressão ocorreu na cidade de Latina, 60 km ao sul de Roma.
Também em Roma, jornalistas da rede estatal de rádio e televisão italiana RAI, fizeram ontem uma manifestação em protesto contra declarações de Berlusconi.
Na terça-feira, o primeiro-ministro, que é dono de três emissoras de TV, disse que "não há nenhum país democrático no mundo onde a linha editorial de um serviço público se oponha ao governo".

Texto Anterior: Universidade tem mais de 750 anos
Próximo Texto: Oxford dá título para o ex-aluno Bill Clinton
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.