São Paulo, quinta-feira, 9 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Religiosidade marca a vida social das ilhas

As festas de Pentecostes ocorrem de abril a junho

DO "TRAVEL/THE NEW YORK TIMES"

O folclore colorido das ilhas e sua paisagem intocada seduzem os turistas vindos de grandes cidades.
Um lugar romântico é o Jardim Botânico Terra Nostra, nas termas de Furnas, na ponta leste da ilha.
O jardim foi criado a partir de uma plantação cultivada em torno da casa de veraneio de Thomas Hinkling, um homem de Boston que chegou a São Miguel em 1769 e ali implantou uma bem-sucedida empresa de exportação de frutas.
Há uma piscina térmica aberta e caminhos sinuosos entre lagoas cujas águas refletem árvores centenárias, flores exóticas e, na primavera, uma profusão de azaléias.
Na vizinha lagoa de Furnas, famílias fazem piqueniques com a especialidade local, o cozido nas Caldeiras (carne e legumes cozidos por imersão na terra quente).
A primeira parada na ilha de São Jorge –maior e menos povoada do arquipélago– é a cidade de Urzelina, onde uma torre de igreja se ergue, isolada num jardim.
Em 1808 a montanha central da ilha entrou em erupção e cobriu o povoado inteiro de lava. Hoje a torre da igreja é a única coisa que restou acima do solo, embora o pico da Esperança, de 1.200 metros de altitude, ainda domine a ilha.
O catolicismo é arraigado entre os ilhéus. A vida social se rege pelo calendário dos santos.
Os pontos altos das festas de Pentecostes (abril a junho) são a coroação do Imperador e da imperatriz e a distribuição de alimentos aos necessitados.
Em São Jorge podem-se alugar cavalos para fazer um passeio até o topo do espinhaço que percorre a estreita ilha de ponta a ponta.
Desse local se tem uma vista das outras quatro ilhas do arquipélago central: Terceira, ao leste; Graciosa, com seus trigais e moinhos de vento, a nordeste, e o vulcão da ilha do Pico elevando-se a 2.351 metros de altitude, a sudoeste.
A oeste fica a ilha de Faial, abalada por grandes erupções vulcânicas em 1937 e 1957. Chega-se por balsa a partir de Calheta, em São Jorge, e da ilha do Pico.
O ponto alto de São Jorge é a vila de Faja do Ouvidor, com casas de telhas vermelhas cercando um pequeno porto.
Terceira é a maior ilha do arquipélago central dos Açores e, devido à presença do aeroporto e da base militar norte-americana de Lajes, a mais desenvolvida.

Texto Anterior: Açores são mais que uma lenda no Atlântico
Próximo Texto: Veja onde se divertir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.