São Paulo, quinta-feira, 9 de junho de 1994
Texto Anterior | Índice

Companhias regionais são o novo mercado

PAULO RIBEIRO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A profissão de comissário de bordo surgiu na década de 30 nos Estados Unidos. A informação é do comandante Felipe Wagner, proprietário da EWM, primeira escola a formar comissários no país.
Tudo começou com uma enfermeira, que se ofereceu para acompanhar passageiros e dar atendimento aos frequentes casos de enjôo e mal-estar a bordo. A idéia se propagou e virou um serviço a mais nas companhias aéreas.
No Brasil, na década de 40, os primeiros aviões de passageiros (DC-3) já tinham comissários. Com o fim da Segunda Guerra, as aeronaves excedentes das forças militares eram comercializadas a preços muito baixos.
Isto facilitou a criação de várias companhias nacionais, como a Real, Nacional, LAB e LAP, aumentando a oferta de empregos. Segundo o mercado, o futuro da profissão está ligado à modernização dos aviões.
Para o comandante Felipe Wagner, o avanço tecnológico possibilita aviões cada vez maiores, que acomodam até 400 passageiros. "Estas aeronaves facilitam a vida de pilotos, mas exigem grupos de até 20 comissários para atendimento", diz Wagner.
Outros apontam a expansão da aviação regional no país. E acreditam que o mercado para os novos profissionais está em empresas como TAM, Rio-Sul e Pantanal.
Segundo os fabricantes estrangeiros de aeronaves, o Brasil ocupa o terceiro lugar no consumo mundial de jatos executivos.

Texto Anterior: Carros clássicos fazem passeio na Mantiqueira; Arquitetos da USP criam 'tour' nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.