São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alimentação 'natural' protege fertilidade

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Homens que evitam alimentos com pesticidas ou aditivos químicos produzem mais espermatozóides que homens que não os evitam, sugere um estudo publicado amanhã na revista }The Lancet.
A pesquisa dinamarquesa reforça a tese de que os pesticidas e aditivos alimentares são causas do declínio na fertilidade masculina verificado nos últimos 60 anos.
}O resultado é interessante em vista de indícios de uma tendência mundial à queda na densidade de espermatozóides, disse Annette Abell, do Hospital da Universidade de Aarhus (Dinamarca).
A equipe detectou uma taxa de espermatozóides inesperadamente alta em amostras do sêmen de 30 homens que assistiam a um seminário na Associação de Fazendeiros Orgânicos da Dinamarca.
As amostras foram comparadas ao sêmen de trabalhadores de várias categorias profissionais.
Os fazendeiros apresentaram uma média de 100 milhões de espermatozóides por mililitro de sêmen, contra 54 milhões nos outros homens.
Foi registrada uma contagem média de 227 espermatozóides ativos por milhão, contra 181.
Vários estudos mostraram que homens, em geral, estão produzindo apenas a metade dos espermatozóides que produziam na década de 30.
O fenômeno é atribuído a produtos químicos presentes na alimentação e a níveis mais altos de hormônios femininos no ambiente.
Essas substâncias atuariam no corpo da mulher, afetando seus hormônios durante a gravidez. A alteração hormonal repercutiria no desenvolvimento sexual dos fetos masculinos, que se tornariam menos férteis.

Texto Anterior: Aliados de Collor se enfrentam na Justiça; Chefe de laboratório da USP dá depoimento; Carteira de vereadores é extinta em São Paulo; TV Globo não exibe "Você Decide" no Rio; FHC, Brizola e Amin registram candidaturas
Próximo Texto: AZT não causa malformações, sugere estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.