São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 1994
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Primeiro treino no GP do Canadá mostra resultados das mudanças

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A MONTREAL

Primeiro treino do GP do Canadá mostra resultados das mudanças
Acontece hoje no circuito Gilles Villeneuve o primeiro treino oficial para o GP do Canadá de F-1. A partir das 13h (14h de Brasília), pilotos e equipes mostram quanto as novas regulamentações afetarão a categoria.
Este será o primeiro GP em que os carros devem apresentar uma perda de potência, estimada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) em cerca de 60 hp (cavalos de força).
Para algumas equipes a mudança pode significar de fato uma perda para a corrida, marcada para as 15h de domingo. Para outras, no entanto, será uma vantagem.
"Só temos a ganhar com a gasolina comum", diz Rubens Barrichello, da Jordan.
O combustível utilizado pela equipe do brasileiro era um dos mais "fracos" da F-1.
Outro ponto que fará os carros perderem potência será a eliminação do "air box", a tomada de ar que fica acima da cabeça do piloto.
Antes, o fluxo de ar era forçado em direção ao motor, enriquecendo a mistura oxigênio-combustível e portanto aumentando a potência.
Outras modificações impostas pela FIA para Montreal são: novo desenho do apoio da cabeça dos pilotos e peso mínimo do conjunto carro/piloto de 515 kg.
Também é obrigatório um novo desenho da suspensão dianteira (que evite, no caso de choque, que as rodas se dirijam à cabeça do piloto) e limite de 80 km/h na área dos boxes durante os treinos.
Quanto aos pilotos, as novidades ficam por conta do italiano Andrea de Cesaris na Sauber, na vaga de Karl Wendlinger.
Outro italiano, Alessandro Zanardi, é o substituto de Pedro Lamy na Lotus.

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