São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 1994 |
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Primeiro treino no GP do Canadá mostra resultados das mudanças
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
Acontece hoje no circuito Gilles Villeneuve o primeiro treino oficial para o GP do Canadá de F-1. A partir das 13h (14h de Brasília), pilotos e equipes mostram quanto as novas regulamentações afetarão a categoria. Este será o primeiro GP em que os carros devem apresentar uma perda de potência, estimada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) em cerca de 60 hp (cavalos de força). Para algumas equipes a mudança pode significar de fato uma perda para a corrida, marcada para as 15h de domingo. Para outras, no entanto, será uma vantagem. "Só temos a ganhar com a gasolina comum", diz Rubens Barrichello, da Jordan. O combustível utilizado pela equipe do brasileiro era um dos mais "fracos" da F-1. Outro ponto que fará os carros perderem potência será a eliminação do "air box", a tomada de ar que fica acima da cabeça do piloto. Antes, o fluxo de ar era forçado em direção ao motor, enriquecendo a mistura oxigênio-combustível e portanto aumentando a potência. Outras modificações impostas pela FIA para Montreal são: novo desenho do apoio da cabeça dos pilotos e peso mínimo do conjunto carro/piloto de 515 kg. Também é obrigatório um novo desenho da suspensão dianteira (que evite, no caso de choque, que as rodas se dirijam à cabeça do piloto) e limite de 80 km/h na área dos boxes durante os treinos. Quanto aos pilotos, as novidades ficam por conta do italiano Andrea de Cesaris na Sauber, na vaga de Karl Wendlinger. Outro italiano, Alessandro Zanardi, é o substituto de Pedro Lamy na Lotus. Texto Anterior: Houston sai na frente na disputa do título da NBA Próximo Texto: Circuito sofre modificação Índice |
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