São Paulo, sábado, 11 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Almirante Fortuna critica regime militar e propõe reforma do Estado

EDNA DANTAS
DA SUCURSAL DO RIO

O almirante Hernani Goulart Fortuna, 62, candidato do PSC (Partido Social Cristão), disse que a longa duração do regime militar (64-85) inibiu o surgimento de novas lideranças políticas no Brasil.
Para Fortuna, o regime militar deveria ter durado três anos."Os militares não souberam se retirar no momento certo", afirma.
Em 64, Fortuna estava em Natal (RN) quando João Goulart foi deposto e apoiou a tomada do poder pelos militares. "Era inevitável."
Como candidato à Presidência, Fortuna pretende fazer, caso seja eleito, uma reforma do Estado, que englobaria outras quatro reformas: patrimonial, tributária, administrativa e previdenciária.
Para tentar convencer o eleitor, o candidato do PSC terá diariamente quatro minutos no horário eleitoral gratuito. O principal argumento que vai usar será o de que conhece o Brasil.
"Eu venho fazendo a caravana do Lula (Luiz Inácio Lula da Silva, do PT), há 40 anos", afirma. O almirante ingressou na Marinha em 1949, quando passou no concurso para a Escola Naval, no Rio de Janeiro.
O candidato do PSC foi para a reserva da Marinha o ano passado, após passar pelo comando da ESG (Escola Superior de Guerra).
Na ESG foi o responsável pela reformulação da doutrina transmitida na escola –oficialmente intitulada "Manual Básico da ESG". A instituição trocou a doutrina da segurança nacional pelo da construção da cidadania.
Fortuna foi indicado ao presidente Itamar Franco para ministro da Marinha. É tradição da Marinha que seja enviada uma lista com os nomes dos três almirantes com mais tempo na força.
Suas diferenças com o ministro Mário César Flores (da Secretaria de Assuntos Estratégicos) o deixaram de fora da disputa. Foi nomeado Ivan da Silveira Serpa.

Texto Anterior: 'Collor modernizou o país'
Próximo Texto: 'Eu vejo um quadro sombrio'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.