São Paulo, domingo, 12 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homossexual namora por correspondência

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Homossexual namora por correspondência
Associados a um clube "secreto", quase 400 homessexuais de todo o Brasil estão trocando cartas de amor com homens que nunca viram e que se identificam apenas por números.
Antes de chegarem aos destinatários, todas estas cartas - cerca de 300 na última semana - fazem escalas em duas caixas postais em Santo André e São Bernardo do Campo (ABC, Grande São Paulo).
As caixas postais pertencem ao clube More Fun (mais diversão.) Sem estatuto e com sede improvisada na casa do fundador, o clube não cobra taxas pelo intercâmbio. Seu principal compromisso é o sigilo dos associados.
O segredo atrai homens que não podem se expor como homossexuais - por motivos profisionais ou familiares - e que não costumam frequenatr "redutos", como suanas e boates. Através das cartas, procuram o "parceiro ideal"que só vão conhecer no futuro.
Esse correio elegante gay nasceu por acaso há seis meses, através de um anúncio nos classificados da Folha. Seu autor, o artista gráfico S., 27, diz que só queria trocar correspodências.
O resultado foi surpreendente. "No primeiro dia que fui nos Correios havia 50 cartas. Quase caí de costas", conta.
As cartas foram aumentando e S. resolveu copiar a fórmula que conheceu na Inglaterra, onde morou por dois anos.
Desde janeiro, o clube ganhou 16 sócios por semana, em média.
Para se inscrever, o interessado envia pelos Correios uma ficha com dados pessoais - pode usar pseudônimo. Descreve seu tipo físico e suas preferências.
Relata o perfil do parceiro que procura e manda um envelope com selo para a resposta.
Os dados são arquivados e cruzados em um microcomputador. Uma semana depois, o associado recebe uma lista com dados de potênciais correspondentes.
Nomes e endereços não são revelados aos associados. Nos envelopes das correspondências, o interessado escreve o código do destinatário. Coloca a carta dentro de outro envelope e envia ao clube.
No More FuN, o código do destinatário é decifrado e a carta volta aos Correios. O segredo entre os correspondentes só é quebrado quando ambos quiserem.
Os 400 sócios do clube têm entre 18 - idade mínima para participar - e 64 anos. A maioria , egundo S., tem entre 20 e 35 anos.
As pessoas, aparentemente, não querem só diversão. "Quase todos os sócios são solitários e procuram um relacionamento sério e não apenas uma noite de sexo", dis S.

More Fun - Caixa Postal 110, Santo André SP, Cep 09001-970, e caixa postal 984, São Bernardo do Campo, SP, CEP 09701-970.

Texto Anterior: Medo de "virar parente" faz solteirão resistir
Próximo Texto: Clube espera construir sede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.