São Paulo, domingo, 12 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idade 'liberta', diz psicanalista

DA REPORTAGEM LOCAL

É justamente na faixa entre os 35 e os 45 anos de idade que a mulher tem mais possibilidades de iniciar uma etapa de plenitude sexual, afirma a psicanalista Renata Ubler Brombertg, 40, do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.
"Os padrões da cultura ocidental, onde a mulher é colocada somente como objeto de desejo do homem, tornam ainda mais difícil um processo de desenvolvimento sexual que por si só já é bastante complexo", afirma.
A libertação desses padrões frequentemente só ocorre com a maturidade. "É uma fase em que a libido pode aflorar com tudo", diz.
O fato de essa libido muitas vezes se voltar na direção de homens mais novos, pode, na opinião da psicanlista, significar inclusive que a mulher conseguiu romper com a obrigatoriedade de relacionar sexo com amor".
Ou seja, ela estaria mais à vontade para se deixar atrair pelos atributos físicos de um homem.
O homem mais jovens, por sua vez, diz Renata, tem mais chance de estar livre da "contaminação" do que ela chama de "modelo da masculinidade exibicionista".
Isso ocorre quando o homem, pressionado pelo início do envelhecimento, passa a querer exibir "troféus" –circulando em companhia de mulheres bonitas e jovens, por exemplo.

Texto Anterior: Aos 40, mulheres caçam "ricardinhos"
Próximo Texto: Economista casou com mulher que já era avó
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.