São Paulo, domingo, 12 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consultoria ajuda profissional espanhol a planejar sua carreira

ANA QUESADA
DO "EL PAÍS"

Mostrar o quanto vale profissionalmente um candidato e do que ele é capaz no trabalho é uma das principais atribuições dos centros ODP, uma rede de franquias francesa especializada em recursos humanos e avaliações –tanto de adultos quanto de crianças.
Com filiais em Alicante e Granada, cidades do sul da Espanha, os centros ODP ensinam técnicas para que as pessoas possam se movimentar com desenvoltura no mercado de trabalho.
Ligados a universidades locais –embora sejam empresas privadas–, os centros ODP atendem pessoas de 17 a 50 anos de idade e de qualquer nível cultural –de semi-alfabetizados a universitários.
A primeira avaliação realizada pelos centros é sobre a expectativa do cliente e de suas necessidades profissionais: se quer procurar um emprego, mudar de empresa ou incrementar seu potencial por meio de estudos e viagens.
A seguir, observa-se o que o cliente tem a oferecer ao mercado de trabalho e a melhor maneira de fazê-lo.
O potencial pode ser transcrito na forma de um currículo "clássico" ou de um informe pessoal de competências. Seja qual for a opção, o cliente terá a assessoria de um "tutor" que aplicará a metodologia da Mepsa, chamada "passaporte profissional".
Nessa etapa, o cliente já tem condições de analisar os postos de trabalho aos quais pode aspirar e os que deve descartar de imediato.
Os currículos podem ser elaborados nas instalações dos próprios centros de forma afinada com o projeto profissional do candidato ou de acordo com o posto de trabalho almejado.
Segundo Aurora Murga, diretora da Mepsa na Espanha, as pessoas que chegam aos centros ODP normalmente se subestimam e não têm idéia do que são capazes.
"São poucos os que sabem o que querem e optam por fazer um plano de carreira", afirma a consultora.
Dispostos a atender pessoas desempregadas e também profissionais empregados, os centros oferecem também cursos de orientação a estudantes sobre o acesso ao primeiro emprego.
Outros temas dos programas oferecidos são condução de reuniões e direção de equipes de trabalho, por exemplo.
Também estão disponíveis os "círculos de emprego", um serviço de divulgação de notícias sobre o mercado de empregos. A previsão da Mepsa é de montar mais 20 franquias na Espanha, ao longo de 94 e em 95.
A empresa espera que os centros ODP gerem cerca de 1,6 milhões de pesetas (ou 16,8 milhões de cruzeiros reais) na Espanha no próximo ano.

Tradução de Denise Chrispim Marin

Texto Anterior: Empresa pode exigir trabalho na hora do jogo
Próximo Texto: Programas agilizam e integram a gestão de recursos humanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.