São Paulo, domingo, 12 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alunos enterram cápsula com os 'Simpsons'

MAURICIO STYCER
DO ENVIADO ESPECIAL

A festa de formatura de Stanford começou na sexta-feira e só terminará hoje à tarde.
Entre os eventos mais curiosos, está a cerimônia do enterro de uma cápsula com 35 objetos escolhidos pelos formandos. Os itens simbolizam ou foram marcantes no período em que eles estudaram.
Veja algumas coisas que foram enterradas ontem, solenemente, às 10h30: uma fita com episódios dos "Simpsons", um artigo sobre a eleição de Bill Clinton, uma Pepsi Crystal, uma fita de música grunge e um vídeo com Beavis and Butthead (personagens de um desenho exibido pela MTV).
A festa no estádio começa com um discurso do reitor de Stanford, Gerhard Casper, seguido do esperado discurso do paraninfo, o ex-aluno Stephen Carter.
O paraninfo é normalmente escolhido pelo reitor após receber uma lista de indicações de alunos veteranos. A escolha de Carter, um renomado professor de direito em Yale, causou polêmica.
Carter é considerado muito conservador –e pouco conhecido– por representantes dos alunos. Eles preferiam nomes mais badalados pela mídia, como o escritor de mistério Scott Turow ou o apresentador de TV David Letterman.
Após os discursos, e da execução do hino de Stanford por uma banda de música, os 3.000 formandos saem do estádio e se dirigem às suas faculdades, onde recebem formalmente seus diplomas.
No total, serão realizadas 44 cerimônias hoje no campus. As festas de formatura grandiosas são uma tradição norte-americana.
O nome oficial da celebração é "Commencement", uma palavra sem bom equivalente em português, que pretende dar a idéia de que após a formatura os alunos vão começar a vida profissional. (MSy)

Texto Anterior: 'Gramólogo' não entende de futebol
Próximo Texto: Estádio da estréia do Brasil vive hoje dia D
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.