São Paulo, domingo, 12 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esporte dá mais audiência

DA REPORTAGEM LOCAL

O esporte é o melhor meio de fazer as pessoas se grudarem às telas de televisão. Os megaeventos esportivos batem tradicionalmente os recordes de audiência no mundo.
O recorde atual para um único evento pertence à final da Copa do Mundo da Itália, em 1990. A partida em que a Alemanha derrotou a Argentina foi assistida por mais de um bilhão de pessoas.
Isso significa que um quinto da população mundial da época estava diante dos aparelhos de TV naquele momento. Foi a primeira audiência bilionária da história.
Em segundo lugar vem o segundo evento esportivo mais popular do mundo, os Jogos Olímpicos. A abertura da Olimpíada de Barcelona, em 1992, foi assistida por 720 milhões pessoas.
A diferença de audiência dá a medida da importância do futebol no mundo. Transmitida para 167 países, a final da Copa teve um público 50% maior do que a cerimônia olímpica, que foi exibida em 193 países.
A Copa do Mundo também lidera o ranking de audiência acumulada. Os 52 jogos da Copa da Itália foram vistos por um total de 26,7 bilhões de espectadores.
Isso representa 10 bilhões a mais do que a audiência total dos Jogos Olímpicos de Barcelona, que duraram 16 dias.
Para efeito de comparação, os dois principais eventos televisivos não-esportivos da história foram o casamento real no Reino Unido, em 1981, e o primeiro passo do homem na Lua, em 1969.
O matrimônio do príncipe Charles com lady Diana atraiu 420 milhões de espectadores em todo o mundo.
Um pouco a menos do que os passos de Neil Armstrong na superfície lunar, que foram vistos ao vivo por cerca de 490 milhões de pessoas na Terra.
Trata-se de uma audiência comparável à da final do Campeonato Europeu de seleções de 1992, quando 447 milhões de espectadores viram a Dinamarca derrotar a Alemanha por 2 a 0.

Texto Anterior: Emissoras prometem overdose de futebol
Próximo Texto: Mundial será maior evento da história da TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.