São Paulo, segunda-feira, 13 de junho de 1994
Texto Anterior | Índice

Itamar sabe como apoiar juros baixos

CARLOS ALBERTO SARDENBERG
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Itamar Franco recebeu farta munição para defender a tese da redução dos juros.
Nesse material encontra-se um artigo da revista Conjuntura Econômica que traz uma tabela com os juros praticados em 37 países. O Brasil é campeão disparado, com 26,85% ao ano. Em segundo lugar, vem a Grécia, com 8,69%.
Para membros da equipe econômica, os juros são altos por causa do desarranjo da economia brasileira. Eles cairiam só com a estabilidade econômica.
Já o presidente Itamar e seus assessores acreditam na tese de que juros altos são parte de uma política para favorecer os bancos.
Em 1989 o então senador Itamar Franco apresentou projeto de lei pelo qual quem foi diretor de banco privado não pode ser diretor do BC, a menos que tenha deixado sua função quatro anos antes.
E depois de ter sido diretor do BC, o cidadão não pode assumir diretoria de instituição privada por quatro anos. A idéia é acabar com "promiscuidade" nas relações entre BC e sistema financeiro.
O projeto tramita na Câmara.
(Carlos Alberto Sardenberg)

Texto Anterior: Periferia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.