São Paulo, segunda-feira, 13 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar vai à Colômbia; Gallotti assume cargo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Acompanhado pelo presidente de Portugal, Mário Soares, o presidente Itamar Franco embarca hoje para Cartagena (Colômbia) e ficará uma semana fora do Brasil.
Itamar fará duas viagens. Na Colômbia ele participará da 4ª Conferência Ibero-Americana, que reúne chefes de Estado e de governo de 22 países. Na sexta-feira ele segue para Quito (Equador) para se encontrar com o presidente daquele país, Sixto Durán-Ballén.
Esta será a primeira vez que Itamar transmitirá o cargo para o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Octávio Gallotti. O deputado Inocêncio Oliveira (PFL-PE), presidente da Câmara, e o senador Humberto Lucena (PMDB-PB), presidente do Congresso, são candidatos e não podem assumir o Planalto.
Itamar e Gallotti tiveram poucos encontros depois da crise entre o Executivo e o Supremo. Itamar, apoiado pelos militares, não aceitou a decisão do STF de alterar a data de conversão dos salários do Judiciário em URV.
A 4.ª Conferência terá como tema central "Comércio e Integração como Elemento de Desenvolvimento Ibero-Americano". Também serão discutidos temas internacionais, como os problemas de Cuba e Haiti.
A reunião anterior aconteceu no ano passado em Salvador. O tema daquela Conferência foi o desenvolvimento social. As estrelas daquele encontro foram os presidentes de Cuba, Fidel Castro, e da Argentina, Carlos Menén, que trocaram muitas farpas.
Os presidentes da América Central pediram um encontro com Itamar para que o Brasil se associe ao Banco Centro-Americano de Investimentos.
O retorno ao Brasil está previsto para o dia 19 de junho.

Texto Anterior: Congresso tem 29 MPs para votar a 15 dias do recesso
Próximo Texto: Câmara tenta votar cassação de 4 deputados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.