São Paulo, segunda-feira, 13 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Basquete do Brasil é campeão mundial

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção feminina do Brasil é campeã mundial de basquete. Conquistou o título inédito em sua história, ontem, derrotando a China por 96 a 87 (51 a 42) na decisão do 12º Campeonato Mundial da categoria, em Sydney, Austrália.
A vitória no Mundial foi dupla: além da medalha de ouro, o melhor resultado internacional do time feminino, também classificou o Brasil para a Olimpíada-96.
Segundo o diretor da Confederação Brasileira de Basquete, Fábio de Barros, os três primeiros colocados do Mundial têm vagas asseguradas na Olimpíada. Hortência confirmou essa informação.
Na decisão do terceiro lugar (medalha de bronze), os EUA bateram a Austrália por 100 a 95. Como país-sede, os EUA já estão na Olimpíada, abrindo vaga para China e Austrália.
As duas únicas remanescentes do grupo de jogadoras que renovou a seleção nacional em meados de 1976, as estrelas Paula e Hortência, devem deixar a equipe. A decisão é delas. O time campeão está renovado, com médias de 22 anos e 1,85 m de altura.
Anteriormente, o Brasil havia ganho apenas uma medalha de bronze nos dez Mundiais –dos 11 realizados– que participara, em 1971, em São Paulo. No masculino, o Brasil tem dois títulos de campeão mundial (1959 e 1963).
Depois de terem quebrado a invencibilidade dos EUA nas semifinais, as brasileiras voltaram a jogar com determinação, confiança e tranquilidade na decisão contra a seleção da China.
Depois de um início equilibrado, o Brasil comandou o marcador durante toda a partida. Terminou o primeiro tempo na frente (51 a 42).
As brasileiras marcaram 45 pontos no segundo tempo, mesma pontuação das chinesas.
As experientes Paula, Hortência e Janeth comandaram a equipe, que teve atuações destacadas também das novatas Helen, na armação, e das pivôs Leila, Alessandra e Cíntia, na marcação e rebotes.
O Brasil conquistou 26 rebotes contra 23 da China, que conta com a gigante Zheng Haixia, de 2,04 m e 110 kg, eleita pelos jornalistas que cobriram o evento como a melhor do campeonato.(EA)

Equipes e marcadoras:
Brasil - Hortência 27, Leila 14, Paula 17, Janeth 20, Ruth 4, Alessandra 10, Cíntia 4, Helen e Miguel Ângelo da Luz Coelho (técnico):
China - Li Xin 3, Jun Liu 7, Fang Wang 17, Zheng Dongmei 8, Ju He 4, Zheng Haixia 27, Li Dongmei 6, Zongging Ma 15, Jing Sun, Zheng Wei e Chen Daohong (técnico).

Texto Anterior: Casca de amendoim é bola pra Romário
Próximo Texto: Festa tem pizzas e cerveja
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.