São Paulo, segunda-feira, 13 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Schumacher vence e dispara no Mundial

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A MONTREAL

Se havia alguma dúvida, ela foi dissipada. Michael Schumacher está sem concorrentes na F-1 e provou isso ontem durante o Grande Prêmio do Canadá.
Venceu a prova de ponta a ponta e consolidou sua posição de líder do Mundial de Pilotos com 56 pontos ganhos. Foi sua quinta vitória na temporada e a sétima de sua carreira
As Ferraris de Jean Alesi e Gerhard Berger, que surprenderam nos treinos, foram superadas pela Williams de Damon Hill, 2º colocado, que soma agora 23 pontos. Alesi acabou chegando em 3º, enquanto Berger foi o 4º.
Christian Fittipaldi fez uma boa corrida e terminou a prova em 6º, atrás de David Coulthard, companheiro de Hill na equipe de Frank Williams. Mas foi desclassificado.
Seu Footwork estava com 2,5 kg a menos do que o peso mínimo, imposta pela FIA, que é de 515 kg. Até o GP do Canadá, o limite era dez quilos mais baixo. Mas foi alterado, dentro do pacote de normas que a entidade lançou para aumentar a segurança da categoria (leia texto abaixo).
Rubens Barrichello, que chegou em oitavo, foi, então, alçado à sé7ª posição, assim como J.J.Lehto (Benetton), que subiu para a 6ª.
Na prova, Schumacher foi pleno. Na largada, o esperado pulo à frente de Jean Alesi não aconteceu e o alemão disparou. "Para evitar um problema maior, tirei o pé", admitiu Alesi após a prova.
Damon Hill travou uma batalha particular com seu companheiro de equipe David Coulthard, que o superou na largada. Hill só conseguiu ultrapassá-lo no giro 9, mas não admitiu ter pedido intervenção da equipe, pelo rádio.
"Entendo a posição dele. É novo e quer causar boa impressão", disse Hill. O inglês realmente era mais rápido, tanto que acabou chegando em segundo.
A Ferrari ainda tentou um jogo de equipe. Berger segurava Hill, enquanto Alesi tentava manter sua diferença de cinco, seis segundos, em relação ao líder Schumacher.
Mas Hill ultrapassou Berger logo depois. Superou Alesi na 30ª volta e assim a prova se manteve até o final. Barrichello, que até a 16ª volta se manteve em sexto lugar, parou para troca de pneus e reabastecimento e não conseguiu recuperar mais a posição. Sofria com problemas no câmbio.
O outro brasileiro na disputa, Christian Fittipaldi, apesar de largar em 16º, terminou a corrida em sexto. "Optamos por apenas uma parada nos boxes. Era a única saída para conseguirmos uma boa colocação", disse, antes de saber que havia sido desclassificado.
A mesma tática foi realizada pela Benetton. Schumacher parou apenas uma vez nos boxes, o que acabou consolidando sua vitória.
"Estamos desenvolvendo bem o carro. Mas não sei até quando nos manteremos à frente", afirmou.

Texto Anterior: Christian é desclassificado
Próximo Texto: Alesi suaviza crítica a time
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.