São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Simon propõe acordo entre presidenciáveis

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O líder do governo no Senado, Pedro Simon (PMDB-RS), propôs ontem que todos os candidatos a presidente da República assumam um "compromisso com a nação" de apoiar uma nova revisão constitucional em 95.
Simon ocupou a tribuna do Senado, ontem, para defender a convocação de uma assembléia constituinte exclusivamente para reformar a Constituição.
Ele afirmou que o presidente Itamar Franco sempre foi um defensor da idéia. Em 85, então senador pelo PMDB de Minas Gerais, Itamar elaborou proposta de emenda convocando uma assembléia exclusiva para elaborar a Constituição.
Itamar não conseguiu número suficiente de assinaturas. Mas fez vários discursos defendendo a idéia.
"Deveríamos ter uma Constituinte separada. Não deveríamos dar poderes constituintes aos deputados e senadores", afirmou o então senador, em setembro de 85.
Ontem, Simon reconheceu o "fracasso" da revisão realizada este ano pelo Congresso Nacional e disse que o futuro presidente, "seja ele de que partido for", vai precisar de mudanças constitucionais "profundas" para governar.
Qualquer um dos candidatos que for eleito, segundo o senador, terá apoio de no máximo um terço dos parlamentares, não conseguindo quórum exigido para aprovação de emendas constitucionais.
São necessários três quintos dos votos da Câmara (302) e Senado (49).
Por isso ele acha necessário um pacto entre todos os candidatos, antes do primeiro turno da eleição, de apoio à revisão.
"Se esperarmos o resultado da eleição, viveremos horas difíceis. Quem vai querer apoiar o vencedor, seja ele Lula, Amin, Fernando Henrique, Brizola, Quércia, ou outro?"
Simon vai reunir-se com lideranças políticas para elaborar um documento com as propostas de reformas constitucionais que "representem a média do pensamento brasileiro".
Na próxima semana, receberá estudo da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) sobre a viabilidade jurídica da assembléia revisora exclusiva.

Texto Anterior: Câmara cassa outro anão do Orçamento
Próximo Texto: Medeiros critica Itamar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.