São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É tempo de futebol e de luta contra a miséria

HERBERT DE SOUZA

Em tempo de Copa o negócio é jogar. Não há como escapar. O jogo entra por todos os lados, se enrola na bandeira nacional, vira emoção. Tudo vira bola.
E é nesse tempo onde todos se mobilizam por uma causa absolutamente gratuita –apesar de altamente comercializada– que fica evidente a capacidade e a energia criativa de todo um povo. No futebol, o torcedor fica com a emoção e o resto fica com o dinheiro, que rola mais que a bola.
A Ação da Cidadania é também um fenômeno desse tipo pela sua generosidade, pelo entusiasmo que desperta e pela adesão massiva que provocou no país nesse último ano. Só que aqui o dinheiro não rola.
Na visita que fizemos à seleção brasileira em Teresópolis, pedimos a todos os jogadores que eles se lembrassem que além da Copa de futebol devemos ganhar uma outra luta, contra a fome e a miséria.
A reação dos jogadores e da direção foi de adesão. Eles já haviam inclusive doado um carro (que o Zetti ganhou em sorteio) para o comitê de Recife. Levamos aí as camisas do time do Chico Buarque e de vários outros artistas, o Fome de Bola, e uma fitinha verde para colocar no braço direito como sinal de adesão à campanha contra a fome e a miséria. Era a fitinha para os jogadores e a torcida, para aparecer aos olhos de todos misturada com a alegria do gol.
Estamos apostando nesse encontro das duas Copas. No encontro dessas duas forças que podem se somar para mudar o nosso país enquanto é tempo. Vamos agora falar com o vôlei e com o basquete. Queremos que o combate à fome e à miséria se transforme numa grande luta que saiba combater esse incrível drama humano com as armas e o calor da solidariedade.
A Copa já conta com a adesão de milhões de brasileiros. Podemos ganhar uma taça e muita alegria. Precisamos agora da adesão de todos os brasileiros para a luta contra a miséria para ganhar um país digno de se viver. A bola tem que rolar nesse campo todo dia, toda hora, até reverter essa derrota que nos aflige há tanto tempo.

Texto Anterior: CBF espera pelos EUA nas oitavas-de-final
Próximo Texto: Colômbia recusa responsabilidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.