São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Romênia teme cansaço provocado por viagens

ANDRÉ FONTENELLE
DA REPORTAGEM LOCAL

O adversário que os romenos mais temem não é nenhuma seleção, mas o cansaço. O fuso horário será um duro obstáculo.
A tabela da primeira fase prevê uma viagem Los Angeles–Detroit–Los Angeles para a seleção romena, em um espaço de oito dias, na primeira fase.
Vencer a Colômbia na estréia é fundamental para o técnico Anghel Iordanescu. "Se perdermos, estaremos praticamente fora."
Outro motivo de preocupação é a partida contra a Suíça, que será disputada em estádio coberto, o Silverdome, de Detroit.
"A atmosfera diferente de um campo coberto pode ser insuportável para um time que nunca jogou em um estádio assim", teme o presidente da federação romena, Mircea Sandu.
O time romeno, no entanto, pode superar essas dificuldades. É talentoso e experiente. Muitos atuam em outros países europeus.
O capitão é o meia do Brescia (Itália) Gheorghe Hagi, veterano da Copa de 90. Hagi é especialista nos lançamentos longos e nas cobranças de falta.
No ataque, o nome de peso é Florin Raducioiu, do Milan (Itália). Hagi e Raducioiu agradam ao treinador pelo estilo de jogo.
Iordanescu foi, como eles, um jogador ofensivo. "São meus melhores jogadores. Amam o gol como eu amava. O futuro pertence a eles", diz.
O técnico se deu ao luxo de cortar da seleção duas estrelas do futebol romeno, o meia Ion Timofte, do Porto (Portugal), e o atacante Marius Lacatus, do Steaua Bucareste.
"Eles estão fora de forma", limitou-se a argumentar.
Iordanescu é um obcecado pelo detalhe. "Até o sabor do leite que os jogadores adversários mamaram na infância me interessa", afirma, em tom de brincadeira.
Ele mudou o estilo do futebol romeno, geralmente feio e defensivo. (AFt)

Texto Anterior: Suíça volta à Copa após jejum de 28 anos
Próximo Texto: EUA querem apenas chegar até a segunda fase da Copa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.