São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Raí vai arrebentar na Copa"

ANDRÉ LAHOZ
DE PARIS

'Raí vai arrebentar na Copa'
Mulher do jogador do PSG diz que ele deve ser uma das estrelas do Mundial
Cristina de Oliveira, 28, esposa do meia Raí, tem duas certeza em relação à Copa: o Brasil será campeão pela quarta vez e Raí será uma das estrelas.
Cristina ainda está em Paris, onde mora com o marido e as duas filhas. Vai para os EUA no dia 18, sábado, apenas dois dias antes do primeiro jogo do Brasil. Concedeu ontem essa entrevista exclusiva à Folha.

Folha - Você tem conversado com o Raí? Como ele está se sentindo nos EUA?
Cristina de Oliveira - Eu falo todo dia por telefone com ele. Acho que ele está super bem, realmente muito tranquilo. Às vezes eu estou nervosa e, quando falo com ele, acabo ficando tranquila. Ele me passa essa tranquilidade.
O Raí é assim: quando ele planeja algo com tempo, ele não fica nervoso. Por exemplo, se temos que fazer uma viagem de surpresa, ele entra em pânico, achando que não vai dar nada certo. Mas se ele tem tudo planejado, aí ele fica sempre calmo. E é o caso da Copa do Mundo, que ele aguarda já há muito tempo. É um sonho dele que se realiza.
Folha - O que o Raí conta sobre a seleção?
Cristina - Eu evito falar de futebol com ele. Minha preocupação é saber como ele está. Ele me diz que está tudo bem entre os jogadores. Disse que o clima está realmente excelente. Eu pergunto se não estão conseguindo estragar esse clima e ele me diz que não. E isso para o Raí é fundamental. Ele precisa estar bem com as pessoas para que possa jogar bem. Por exemplo, ele adorava jogar no São Paulo também por causa disso. Às vezes a gente brigava e ele ia treinar. Quando ele voltava, ele já estava se sentindo bem de novo.
Folha - Qual é a opinião do Raí sobre os pontos polêmicos na seleção? Ele prefere o Branco ou o Leonardo?
Cristina - Eu não converso isso com ele. Não sei qual é a opinião dele.
Folha - Quem você acha que será o campeão?
Cristina - O Brasil, é claro.
Folha - E qual é a sua expectativa sobre a atuação do Raí na Copa?
Cristina - Pelo fato de ele estar tão tranquilo, eu acho que será a melhor possível. Acho que ele vai arrebentar na Copa.
Folha - O que aconteceu com o Raí do São Paulo na França?
Cristina - O Raí chegou aqui arrasado. As eliminatórias não foram boas, nem para o time nem para ele. E o Raí se cobra muito. Ele me dizia coisas como "os brasileiros estão decepcionados comigo", "queria ter feito mais".
E, além disso, tem a própria adaptação aqui na França, em um país novo, que não é fácil. Mas o Raí nunca desanimou, ele sempre acreditou que iria se adaptar.
Folha - Teve algo mais que atrapalhou o Raí?
Cristina - Acho que o comportamento da imprensa. Não pelo fato de ele ter sido criticado, pois ele é o primeiro a reconhecer quando não se sai bem. Mas o que houve foi um sensacionalismo de alguns meios de comunicação, que chegaram a dizer que ele nunca havia jogado bem, que tinha feito poucos gols. E isso incomoda, pois quem o viu jogar no São Paulo sabe que isso é mentira.
Além disso, as nossas filhas também demoraram para se adaptar e o Raí se perguntava se isso que ele estava fazendo com elas era correto. Mas isso tudo já passou.
Folha - Falando nas filhas, o que elas falam sobre o Raí na Copa?
Cristina - Elas estão fora do "auê" do Brasil. A mais nova ainda não entende o que está acontecendo. A mais velha já percebe. Ela ganhou de um amigo da escola uma foto do Raí de um álbum de figurinhas, e ela anda com a foto o tempo inteiro. Elas estão com saudades do pai.
Folha - Vocês pensam em voltar ao Brasil após a Copa? Cristina - Não, pois agora estamos bem aqui na França. Raí comenta que está jogando cada vez melhor. Ele não quer voltar antes de dar certo aqui. E sei que isso já começou a ocorrer.
Folha - O Paris Saint-Germain (time do Raí) está mudando de técnico. O Raí não teme perder a posição?
Cristina - Ele não fica preocupado, pois ele sempre me disse que ser titular depende do jogador e não do técnico. E ele tem confiança no seu futebol.

Texto Anterior: CBF promete proteger famílias
Próximo Texto: Taffarel não pode usar azul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.