São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

Polícia faz sua versão de "Lamarca"

CLAUDIO JULIO TOGNOLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Polícia faz sua versão de 'Lamarca'
Um filme de 40 minutos feito pela PM transforma em herói o tenente morto pelos guerrilheiros
A Polícia Militar de São Paulo começa a distribuir a todos os seus membros, nessa semana, um filme de 40 minutos, intitulado "Alberto Mendes Jr., a História de um Herói".
A Folha teve acesso à fita com exclusividade. É uma produção que mostra aos soldados, sargentos e oficiais a versão oficial da corporação, que contra-ataca o filme "Lamarca", de Sérgio Resende.
O tenente Mendes Junior, promovido a capitão depois de sua morte, em 1970, é o maior herói da Polícia Militar de São Paulo. Em maio daquele ano, foi morto a coronhadas, por ordem de Carlos Lamarca, em Eldorado Paulista (SP) -depois de ter sido abordado por um comando guerrilheiro.
O coronel Hermes Cruz, da PM, diz que a corporação realizou o filme usando balas de verdade, e que a intenção da obra "é mostrar a verdade dos fatos, sem posicionamento político ou ideológico". Segundo Cruz, Lamarca "foi um desertor, que praticava o que a lei chama de crime permanente".

LEIA MAIS
sobre o filme à pág. 5-3

Próximo Texto: Tróia; Macarronada; Chester; Watson; Caviar; Paleta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.