São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Não dê vexames no posto de gasolina

CARLOS KAUFMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

O abastecimento de combustível no exterior guarda diferenças com o sistema utilizado no Brasil. Em primeiro lugar, há vários tipos de combustível.
Ao lado do diesel e da gasolina comum, existe a gasolina sem chumbo, chamada de "unleaded" nos EUA, "sans plomb" na França e também identificada com a cor verde em postos da Europa.
Essa gasolina é a única que abastece automóveis equipados com o catalisador, que reduz a poluição ambiental.
O bocal dos carros com catalisador é mais estreito que os demais, para evitar que sejam abastecidos com outro tipo de combustível.
A gasolina sem chumbo é vendida em três versões, de acordo com a octanagem (capacidade de o combustível ser queimado no motor com maior pressão e temperatura, aumentando seu rendimento).
Muitos postos no exterior adotam o sistema de auto-serviço ("self-service"). Nesse caso, o motorista é quem deve abastecer seu veículo.
Em geral, há um caixa centralizado que se encarrega de liberar o combustível na bomba. O motorista deve parar junto à bomba livre e ir ao caixa para dar o dinheiro.
A seguir, ele deve mover a alavanca da bomba que ativa a saída de combustível, pôr a mangueira no bocal do tanque e acionar o gatilho.
A bomba pára de funcionar quando acaba a quantidade de combustível liberado pelo caixa ou quando o tanque fica cheio.
No último caso, o motorista deve ir novamente ao caixa para receber o troco.
Em outros postos, a bomba funciona com máquinas por onde se introduzem cédulas de dinheiro ou se passam cartões de crédito.
Deve-se pôr exclusivamente a nota exigida pela máquina, de preferência novas e desamassadas. Se a quantia de dinheiro posta na máquina excede a capacidade do tanque, não há reembolso.
No caso de cartões de crédito isso não acontece. Há um estorno da diferença no extrato mensal do cliente.
Os postos "full-service", atendidos por frentistas, funcionam como no Brasil, mas o preço dos combustíveis é cerca de 10% maior. Ali, dar gorjeta é um hábito tradicional. (CK)

Texto Anterior: Infrações no trânsito geram multas de até US$ 1.000
Próximo Texto: Saiba como economizar em transporte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.