São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DICAS DE BORDO

DA REPORTAGEM LOCAL

Participar de um cruzeiro no Caribe significa entrar num mundo diferente, com regras específicas de comportamento e uma certa formalidade. Mas não se assuste. Siga as dicas abaixo e relaxe:
Embarque - Apesar da excelente infra-estrutura dos portos, aceite com naturalidade as filas de embarque. Preencha o formulário de imigração antes de entrar numa delas. O passaporte fica retido e o documento do passageiro passa a ser um cartão de embarque.
Roupas - Leve um traje formal para um inevitável jantar de gala, além de roupas descontraídas. Fantasias também podem fazer parte da produção.
Cabines - As com escotilhas (externas) custam mais. Apesar de serem mais econômicas, as cabines internas dão certo desconforto –não se sabe se é dia ou noite e se o navio está atracado ou não.
Enjôos - É difícil senti-los, já que os navios contam com estabilizadores. Se ocorrer, peça um Dramin ao camareiro e tome um pouco de ar no "deck".
Dinheiro - Dólares são moeda corrente a bordo –tanto papel-moeda como travellers e cartões de crédito internacionais.
Horários - Rígidos, inclusive nas saídas dos portos. As refeições do primeiro dia determinam os horários à mesa nos dias seguintes.
Excursões - Ocorrem durante a escala em portos do roteiro. As organizadas pelo navio, cobradas à parte, são caras. Tomar um táxi por conta própria pode custar a metade.
Gorjetas - Institucionalizadas. Dê na véspera do desembarque US$ 3 (CR$ 6.435,00) diários ao camareiro, mâitre, garçom e seu assistente, se considerar que foi bem-atendido.
Desembarque - Exige paciência. As malas devem estar fora da cabine com boa antecedência e há demora na liberação de passaportes a bordo.

Texto Anterior: Mar do Caribe não conhece o inverno
Próximo Texto: Pequenas dicas evitam grandes transtornos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.