São Paulo, sábado, 18 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preços aumentam 30% em dólar no mercado externo em 30 dias

Preços aumenta 30% em dólar no mercado externo em 30 dias
O indicador de preços utilizado no esquema de retenção das exportações de café continua subindo. Ontem, o indicador, calculado pela Associação dos Países Produtores de Café (APPC), alcançou 119,24 centavos de dólar por libra-peso (453 gramas), 30% superior ao valor de 30 dias atrás.
Para apurar o valor do indicador, a OIC faz uma média dos preços dos últimos 20 dias. Assim, o indicador de ontem foi elaborado com as cotações de 19 de maio a 16 de junho. Pelo esquema acertado pelos países produtores, a retenção é suspensa quando o indicador alcança 80 centavos de dólar.
Quando atinge 85 centavos de dólar o café retido pode ser exportado, o que ocorreu em abril. Analistas acreditam que os preços devam permanecer elevados pelo menos até o próximo ano em função da escassez no mercado internacional. A safra mundial 94/95 deve ter quebra de 4%.
Segundo a Febec (Federação Brasileira dos Exportadores de Café), as exportações mundiais de café somara 71,6 milhões de sacas entre maio de 93 e abril de 94. O volume foi 9% inferior ao registrado de maio de 92 a abril de 93. As vendas brasileiras cresceram 9,5%.

Texto Anterior: Custo médio sobe 9,42% na segunda semana de junho
Próximo Texto: BB vê falha de segurança com real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.