São Paulo, sábado, 18 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC altera cartilha do real todos os dias

Regras não-oficiais provocam as alterações no texto

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A central de atendimento telefônico sobre o real, instalada pelo Banco Central, enfrenta problemas muito parecidos com os das pessoas que ligam para tirar dúvidas.
Como grande parte das regras do real ainda não está oficializada, a central é obrigada a reformular diariamente o texto da cartilha consultada pelos atendentes.
Ontem, o pronunciamento do ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, em rede de rádio e televisão, fez com que fosse alterado o texto sobre a aceitação de cheques pré-datados a partir de julho.
Ricupero disse que os cheques em cruzeiros reais serão aceitos até 31 de julho. A declaração provocou dúvidas na equipe de elaboração da cartilha, porque 30 e 31 de julho caem no fim-de-semana, quando os bancos não funcionam.
Na verdade, as regras para os pré-datados só estarão definidas de fato quando for editada a medida provisória do real, prevista para os últimos dias deste mês.
O ministro Rubens Ricupero também aconselhou a população a não emitir cheques em reais, para evitar confusão na hora de calcular o valor da moeda. A recomendação foi estendida à central de atendimento.
Os técnicos que fazem o atendimento na central telefônica recebem, diariamente, um texto-base para orientar as respostas. O texto vai se transformar na cartilha do real, a ser distribuída a partir do próximo dia 26.
Até o início da semana, a coordenação da campanha de divulgação sobre o real considerava a cartilha quase concluída –com exceção das normas de conversão dos aluguéis e planos de saúde.
As dúvidas apresentadas à central de atendimento, porém, forçaram alterações. A central funciona desde terça-feira, no telefone 0800-99-2345. A ligação é grátis.

Texto Anterior: Carro vai 34 vezes para a concessionária
Próximo Texto: CUIDADOS NA CONVERSÃO PARA REAL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.