São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Índice

Lugarejo no sul de Minas atrai turistas de inverno

ALEXANDRE SECCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Gonçalves, no sul de Minas Gerais, é uma alternativa de lugar ainda virgem para fugir do roteiro tradicional das cidades de inverno, como Campos do Jordão (SP), Gramado (RS) e Petrópolis (RJ).
O lugar, a 200 km de São Paulo, é cercado de picos e cachoeiras. Os campos são próprias para caminhadas e o ar é puro.
Lá, "sossego" é um chavão entre os antigos visitantes e moradores. Depois das 20h a única porta aberta para uma cerveja é a do bar do Márcio, na praça da matriz.
Mesmo assim, a cidade está cada vez mais disputada. "Ficamos meio apaixonados pelo lugar" diz a socióloga Helena Abramo.
Para a advogada Carolina Duprat Cardoso, o encanto está na tranquilidade: "O lugar ainda fica supervazio nos feriados".
Os primeiros ônibus de excursão já começaram a aparecer assustando moradores. A cidade está encravada em um trecho da serra da Mantiqueira cercado por Campos de Jordão e Monte Verde.
Ninguém mais duvida que toda a tranquilidade está para acabar. Neste inverno ainda dá para visitar um lugarejo quase intocado.
Devido a propaganda boca-a-boca, a única que se fez de lá até agora, as duas pousadas que funcionam regularmente só tem vagas nos finais de semana para quem faz reserva.
A pousada do Binho e a pousado Mantiqueira acomodam 15 pessoas cada uma. Para fazer reservas é preciso chamar o posto telefônico da cidade com auxílio da telefonista pelo telefone 101.
O DDD (Discagem Direta a Distância) só deve chegar a Gonçalves no fim do ano, segundo a previsão da prefeitura. Não existem bancas de jornais na cidade.
O leite é buscado em baldes de alumínio e dos 4.000 habitantes, 70% vivem na zona rural. A vida social se resume à banda e à igreja.
Até o final do ano, também devem começar a funcionar outras duas pousadas em estilo hotel-fazenda, afastadas um quilômetro da cidade (leia texto abaixo).
O acesso é só por estrada de terra: mais de 30 quilômetros da Fernão Dias via Cambuí (MG) ou 15 quilômetros via Campos do Jordão, pela via Dutra (veja mapa).
A cidade está a 1.300 m de altitude. Ao redor se avistam picos que chegam aos 2.000 m.
Nesta época do ano a temperatura facilmente chega a zero grau durante a noite. Durante o dia, céu azul e sol, com temperatura em torno dos 15 graus.
Na época chuvosa, no final do ano, as estradas ficam esburacadas e o acesso à região acaba ficando complicado.

Texto Anterior: Gonçalves é isolada e pacata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.