São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação de julho virá em URV e CR$

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

O assessor especial do Ministério da Fazenda, Edmar Bacha, disse que os institutos que pesquisam a variação dos preços divulgarão a inflação em cruzeiros reais e em URV nos meses de julho e agosto.
Bacha participou de uma reunião com representantes de quatro institutos que medem os índices de inflação ontem à tarde, na sede do Ministério da Fazenda, no Rio.
Nestes dois meses, os índices ainda estarão "contaminados", na expressão de Bacha, pela inflação em cruzeiros reais. Por isso, em sua opinião, a inflação em cruzeiros reais não é a verdadeira.
Segundo ele, para efeitos de correção monetária, vai valer o índice que compara URV com real que "é próximo da realidade".
Sem querer fazer qualquer previsão quanto à inflação futura, Bacha considerou "bons" os índices de variação de preço em URV em maio, divulgada ontem pelo IBGE que varia, de acordo com o tipo de pesquisa de preços, entre menos 0,01% e mais 1,15%.
Os institutos que pesquisam os índices vão fazer na semana que vem documentos explicando a metodologia de seus índices e como eles funcionarão na passagem do cruzeiro real para o real.
Segundo Bacha, o IBGE deve deixar de publicar os índices em cruzeiros reais no mês qaue vem.
Edmar Bacha cometeu um ato falho ao comparar o plano com a ida do homem à Lua. Ele disse que ninguém fez antes um plano como este e acrescentou. "Agora estamos aterrisando em URV e a nave vai cair na Lua. Vai cair na lua não, vai aterrisar na Lua."

Texto Anterior: Taxa deve cair bastante já no último dia de junho
Próximo Texto: Mercado de locação residencial está parado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.