São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA e Suíça estréiam com empate de 1 a 1

DA REPORTAGEM LOCAL

Os EUA e a Suíça empataram por 1 a 1, ontem, no estádio Silverdome, em Detroit, na abertura do grupo A da copa do Mundo.
O jogo foi bastante movimentado, com predomínio suíço e alguns contra-ataques perigosos dos americanos.
A Suíça começou bem melhor. Com uma forte marcação no meio-campo, evitava todas as tímidas tentativas de armação de jogadas dos EUA e avançava em busca do primeiro gol.
Os suíços atacavam preferencialmente pelo lado esquerdo. As jogadas eram sempre coordenadas por Sutter, que ora avançava até a ponta, ora lançava o lateral Quentin ou o atacante Chapuisat na ponta.
Eventualmente, a Suíça atacava também pela direita, através do lateral Hottiger.
A primeira chance de gol ocorreu logo aos 2min, quando Chapuisat avançou pela meia direita e, de perna esquerda, chutou com perigo para fora.
Com jogadores fracos tecnicamente, os americanos quase não iam ao ataque. Tampouco detinham os avanços da Suíça.
Quando iam, era em contra-ataques pelas pontas, como aos 19min, quando Stewart recebeu livre na direita, mas, ao cruzar para o meio, Geiger cortou o passe.
Por duas vezes, aos 22min e 25min, o meia suíço Bregy tentou chutes da entrada da área, ambos perigosos. Num deles, o goleiro Meola fez difícil defesa no canto esquerdo.
Aos 40min, Sutter avançou pela meia esquerda e foi derrubado a um passo da área. Na cobrança, Bregy colocou no ângulo esquerdo, sem defesa para Meola.
A resposta dos EUA não demorou. Aos 44min, Wynalda, também de falta, acertou um belo chute no ângulo direito de Pascolo, empatando a partida.
Animados com o empate, os americanos atacaram mais a partir do início do segundo tempo. Aos 5min, Ramos foi lançado em velocidade pela ponta direita, avançou para o meio e chutou cruzado, para fora.
Aos poucos, porém, a Suíça retomou o controle da partida. Os suíços apertaram a marcação no campo adversário e, com chutes de média distância, levaram perigo.
Aos 12min, o meia suíço Sforza chutou da intermediária e Meola defendeu. Três minutos depois, ele aproveitou um rebote na entrada da área, obrigando o goleiro americano a nova defesa.
Em contra-ataques, porém, os EUA também ameaçaram. Como aos 19min, quando Dooley avançou livre pela esquerda, mas atirou em cima de Pascolo.
Aos 20min, Sutter driblou dois adversários e, da entrada da área, chutou de esquerda para boa defesa de Meola.
Os EUA voltaram a ameaçar aos 25min. Ao receber um cruzamento da direita, Harkes cabeceou para fora, à esquerda do gol.
Dois minutos depois, o zagueiro americano Balboa errou uma cabeçada e quase Bickel conclui. Meola chegou antes na bola e mandou-a a escanteio.
Aos 31min, o bom meia suíço Sforza se contundiu num choque com um zagueiro americano e foi substituído por Wyss.
A Suíça perdeu sua melhor chance aos 37min. Chapuisat fez grande jogada pela ponta esquerda e cruzou. Livre na entrada da pequena área, Ohrel concluiu para fora.
Os suíços ainda pressionaram em busca do desempate, mas seus jogadores pareceram sentir o calor no final do jogo e não criaram mais nenhuma oportunidade.

Texto Anterior: Um nasce para sofrer enquanto o outro ri
Próximo Texto: O JOGO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.