São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cozinheira diz que sopa é 'motor' da Coréia

NOELLY RUSSO
ENVIADA ESPECIAL A DALLAS

Para a coreana Sung Hui Kim, 45, a alimentação balanceada que vem fornecendo à seleção da Coréia do Sul contribui para o bom desempenho dos jogadores.
"Os jogadores bem alimentados se cansam menos e jogam bem", diz a proprietária do Korean House Restaurant (zona oeste de Dallas), fornecedor da comida da seleção.
Anteontem, a Coréia do Sul surpreendeu a Espanha, fazendo dois gols em apenas seis minutos –o último a 20 segundos do final– e empatando a partida em 2 a 2.
"Eu sabia que o time estaria bem. Os espanhóis são ótimos jogadores e foi tudo muito difícil", disse ela, que afirma não entender muito de futebol.
A última refeição dos coreanos antes do jogo foi kalbi gui (uma espécie de bife de frango cortado bem fininho), kinchi (uma salada) e doen gang chige (uma sopa de legumes e vegetais diversos).
"Eles adoram doen gang chige. Todo dia tenho que levar para os jogadores", afirma. Kim vive em Dallas há 15 anos. Ela faz parte de uma comunidade de cerca de 35 mil imigrantes.
O Korean House Restaurant leva o almoço e o jantar dos jogadores até o DFW Hilton Hotel diariamente. "Eles sentem saudades da comida de casa", disse ela.
Depois do jogo, seu restaurante foi "invadido" por parte da comunidade que quis continuar a comemoração pelo bom resultado.
O técnico coreano Kim Ho, 50, também atribui a boa atuação ao preparo físico da equipe. "Foi fundamental ter aguentado jogar neste calor até o final", disse.
A velocidade do atacante Jung Won Seo, que entrou no segundo tempo, também foi apontada como fundamental pelo treinador.
"Precisávamos de um atacante descansado, que ajudasse o time. Ele fez isso."
O próximo jogo da Coréia do Sul será na próxima quinta-feira às 17h, em Boston, contra a Bolívia.

Texto Anterior: Altura dos jogadores é trunfo dos escandinavos
Próximo Texto: Manhattan fez de Nova York a capital gay do mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.