São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresce otimismo com a seleção brasileira

ROGERIO SCHLEGEL
DA REDAÇÃO

O otimismo da torcida brasileira com a seleção deu um salto no último mês. Hoje, dois em cada três brasileiros acreditam que o Brasil ganha a Copa.
Pesquisa Datafolha feita entre 9 e 13 de junho mostra que subiu para 66% o número dos que confiam no sucesso do Brasil. No início de maio, esse índice era de 56%.
O levantamento foi feito antes da dispensa do zagueiro Ricardo Gomes, que teve uma lesão de 10 cm no músculo da parte de trás da coxa direita e foi cortado no dia 14.
Em seu lugar foi convocado Ronaldo de Jesus, o Ronaldão, que joga pelo Shimizu na liga de futebol profissional do Japão.
O Brasil aumenta sua vantagem entre os que dizem ter grande interesse na Copa. Nesse grupo, 82% afirmam que a seleção será campeã.
O otimismo também varia com a região do país (leia texto nesta página).
Depois do Brasil, a Alemanha é a equipe favorita. No universo global da pesquisa, 7% acreditam que essa seleção possa ser campeã.
A seleção alemã ganha em favoritismo entre pessoas com maior instrução. Dos entrevistados que têm curso universitário, um em cada cinco acredita na vitória da Alemanha.
Interesse na Copa
O interesse pelo Mundial não acompanhou o aumento de otimismo com a seleção.
No início de maio, 17% disseram que não tinham nenhum interesse no Mundial. Esse número cresceu para 20% em junho.
A torcida teme que a defesa e o meio de campo da seleção brasileira possam estragar a festa.
Um em cada quatro entrevistados (24%) diz que a defesa será o setor da equipe com mais problemas. O meio de campo é a maior preocupação para 22%.
Rússia e Camarões são igualmente perigosos para os entrevistados. Cada uma das seleções foi apontada por 30% como o adversário mais temido na primeira fase.
Para a torcida, esta será a Copa da consagração de Romário. Praticamente um em cada dois (45%) entrevistados disseram que ele deve ser o jogador brasileiro de destaque neste Mundial.
A confiança em Romário aumenta com a escolaridade –52% dos entrevistados com segundo grau e 51% dos que têm curso superior– e a renda familiar –54% entre os que possuem renda familiar acima de dez salários mínimos.
Na lista de "promessas", aparecem em seguida Bebeto e Ronaldo.
Na hora de escolher o mais bonito da seleção, o meia Raí ficou em primeiro, com 15% das indicações.
Bebeto conseguiu um honroso segundo lugar, apenas um ponto percentual abaixo.

COMO É FEITA A PESQUISA - A pesquisa Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada, com sorteio aleatório dos entrevistados. No levantamento feito de 9 a 13 de junho foram entrevistadas 10.096 pessoas em 245 cidades de todos os Estados.

Texto Anterior: Masculino reinicia os treinamentos no Rio
Próximo Texto: OS NÚMEROS DO DATAFOLHA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.