São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como são feitas as transmissões de TV a cabo?

Alexandre Barbosa, 15, estudante, S. J. dos Campos (SP)

Paul Jean E. Jeszensky, da Escola Politécnica da USP, responde:
Na transmissão convencional de sinais de TV, cada emissora geradora de programação transmite em uma frequência própria.
Ao 'sintonizar' uma determinada estação, o receptor capta o sinal irradiado e, após o devido tratamento, apresenta-o na tela.
Nesse processo, o transmissor tem que ter potência alta, para cobrir a maior área possível. A qualidade da imagem depende do meio e distância que o sinal atravessa.
Na TV a cabo, todos os canais (60 em média) são transmitidos em um cabo especialmente projetado para transmitir sinais de alta frequência (cabo coaxial).
Normalmente são necessários repetidores do sinal ou cabos de fibra óptica para garantir a qualidade da imagem que chega do cabo diretamente ao receptor.
Os sinais podem ser restritos, através de codificação, apenas aos usuários que tiverem a `chave' decodificadora, obtida mediante pagamento de assinatura.
A transmissão de canais de TV por cabo permite uma maior diversidade de canais, uma melhor qualidade de imagem (sem chuviscos ou fantasmas) e a possibilidade de transmissão simultânea de dados.
Como contrapartida, são necessários um decodificador para cada usuário (acoplado ao televisor) e a instalação da rede de cabos.

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Não existe fraude registrada
Próximo Texto: Sob o domínio de Eros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.