São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
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Locadora de eletrônicos vibra com a Copa

ROBERTA JOVCHELEVICH
DA REPORTAGEM LOCAL

As locadoras de equipamentos audiovisuais estão faturando alto com a Copa do Mundo. O movimento –atípico– está esvaziando as prateleiras das lojas do ramo.
Os empresários do setor vibram, mas não vivem em função do evento. Eles dizem que a locação é um bom negócio com mercado constante e garantido.
Para montar uma loja do gênero, são necessários cerca de US$ 35 mil (considerando um estoque pequeno) e um espaço de pelo menos 80 m2.
Quem está começando pode optar pela terceirização como forma de diminuir o investimento. Assim, é possível alugar de empresas grandes os equipamentos mais caros como telões, por exemplo.
Os produtos básicos de uma loja de locação de equipamentos audiovisuais são as TVs a partir de 20 polegadas e os telões.
A clientela desse serviço é formada por organizadores de eventos, montadores de estandes, bancos, estatais, multinacionais e pequenas e médias empresas.
A Guerreiro Vídeo foi aberta há oito anos como revendedora de projetores de vídeo e fabricante de telas.
"Com o tempo, passei também a alugar equipamentos, para atender os clientes que requisitavam o serviço", afirma José Carlos Guerreiro, 55, dono.
O rápido avanço da tecnologia e o alto preço de aparelhos que logo se tornam obsoletos é uma das explicações para o sucesso das lojas de locação de equipamentos.
"A locação é um bom negócio para o empresário e para o usuário, que não perde tempo nem dinheiro com a manutenção do equipamento", diz Jaime Franco, 56, diretor da Fotoptica Locações.
Segundo Franco, a procura por aluguel de equipamentos audiovisuais vem aumentando nos últimos anos. "Em relação a Copa de 1990, teremos um crescimento de 30% este ano."
Na hora de fechar o contrato de locação é bom tomar algumas precauções. O cliente deve se responsabilizar pelo manuseio e segurança do equipamento.
A empresa, em contrapartida, deve se comprometer a trocar aparelhos danificados ao serem transportados ou instalados, e não cobrar por esses serviços.

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