São Paulo, domingo, 19 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A fábula das mil cordas

INÁCIO ARAUJO

Um velho músico cego carrega seu instrumento e, ao lado, o discípulo, também cego. Leva ainda a esperança de que, ao se romper a milésima corda de seu instrumento, conseguirá enfim enxergar. O filme de Chen Kaige foi proibido na China, visto como uma insidiosa crítica à velha geração de dirigentes chineses. Ou então como um modo disfarçado de dizer que os dirigentes prometem coisas que nunca se concretizarão. Pode ser. Mas também é uma maneira quase cega de ver. O filme todo equilibra-se entre o possível e o impossível, entre o infinito do desejo e a finitude do corpo. "A Vida por um Fio" fala desse estranho encontro entre sonho e realidade que permeia qualquer vida (e que é a matéria por excelência do cinema). E no mais, tem em cada imagem uma beleza que só faz honrar a China. Apesar, talvez, de seus dirigentes censores. Em versão original com legendas. (Inácio Araujo)

A VIDA SOBRE UM FIO (Life on a String). China, 1991, 110 min. Direção: Chen Kaige. Com Liu Zhongmuan, Huang Lei. Na Cultura.

Texto Anterior: Especial enfoca Hollywood; TNT exibe dois clássicos de Orson Welles; ESPN mostra ao vivo as finais da NBA; Pantera no "Gameswatch"; TVA tem show com Barbra; Maratona de Pernalonga
Próximo Texto: John Huston acerta a mão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.