São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

CELESTINO VIVIAN

Fascismo - O termo vem do italiano "fascio", palavra derivada de "fascis", que em latim significa feixe, fardo de varas. O "fascis" era usado pelos romanos para açoitar acusados de crimes. Benito Mussolini usou o plural }fasci para designar os grupos de combate fascistas, os "fasci di combattimento".

Nazismo - Vem do alemão "nazismus", uma forma abreviada para designar a palavra composta "nationalsozialismus", do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, de Hitler. O nazismo foi o regime político autoritário vigente na Alemanha entre 1933 e 1945, baseado no racismo e na crença da superioridade da raça ariana.

Ideologia nazifascista - Consolidada nos regimes de Hitler, na Alemanha, e Mussolini, na Itália. Marca um regime totalitário que mantém a propriedade privada, mas controla rigidamente a vida religiosa, política, social e econômica do país. Caracteriza-se pelo racismo, por um Estado policial e de partido único, pelo militarismo, pelo nacionalismo e pela censura à imprensa.

"Todos os que não sejam de boa raça são escória".
(Adolf Hitler, em "Minha Luta)

Holocausto - A palavra passou a designar a morte de 6 milhões de judeus pelos nazistas em campos de concentração, na 2ª Guerra.

Neofascismo - Designa todos os movimentos de inspiração fascista surgidos na Europa depois da 2ª Guerra, caracterizados pelo racismo e ódio aos estrangeiros.

Neonazismo - Caracteriza os movimentos de inspiração nazista na Alemanha, ou outros países, que pregam o racismo, o ódio a estrangeiros e atacam imigrantes.

Suástica - Emblema da cruz gamada que se destacava no centro da bandeira do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, fundado por Hitler. Tornou-se o símbolo do nazismo.

Gestapo - Sigla em alemão para Geheime Staats Polizei ("Polícia de Segurança do Estado"), a polícia política do regime de Hitler.

33.3%
... dos franceses são filhos, netos ou bisnetos de imigrantes.

SS - Abreviatura da palavra alemã }schutzstaffel, esquadrão de proteção. As SS foram forças de elite formadas por Hitler em abril de 1925. Ganharam grande poder policial e militar. Em 1933 já tinham mais de 50 mil integrantes. De 1929 até o fim do regime nazista, em 1945, foram dirigidas por Heinrich Himmler.

SA - Abreviatura da palavra alemã }sturmabteilungen, pelotão de assalto. Tropas de choque organizadas e dirigidas pelo nazista Ernst Rohm. Funcionavam como força paramilitar de Hitler e eram vistas com reservas pelo Exército. Para tranquilizar as Forças Armadas, Hitler concordou com a eliminação de Rohm e dos principais líderes das SA, em 29 de junho de 1934. O massacre ficou conhecido como }a noite dos longos punhais.

Adolf Hitler - Responsável pelo regime nazista. Nasceu em Braunau-am-Inn, Áustria, em 20 de abril de 1989. Chegou ao poder em 1933. Suicidou-se em Berlim em 30 de abril de 1945.

Benito Mussolini - Responsável pelo regime fascista na Itália. Nasceu no povoado italiano de Predappio em 29 de julho de 1883. Chegou ao poder em 1922 e foi deposto em 1943. Foi morto pela resistência italiana em 28 de abril de 1945, perto do lago de Como, norte da Itália.

"O fascismo é um movimento da realidade, da verdade, da vida, dedicado à vida. É pragmático."
(Benito Mussolini, julho de 1919)

Fuhrer - Em alemão significa condutor, guia, chefe absoluto. Termo para designar Hitler.

Duce - Chefe, condutor, líder. Vem do latim }dux. Termo para designar Mussolini.

Kaiser - Palavra alemã que significa imperador.

"Mein Kampf" - Minha Luta. Livro escrito por Hitler na prisão, que se tornou a bíblia do nazismo. O livro mistura autobiografia, programas de política externa e interna, doutrina racista e anti-semita, e métodos de propaganda. Hitler baseia-se na premissa de que a raça ariana seria uma raça superior destinada a dominar o mundo.

Camisas-negras - Milícias fascistas de Mussolini, assim chamadas por usarem camisas pretas como uniforme.

Reich - Significa império, em alemão. Terceiro Reich designa o regime de Hitler (1933-45).

Skinheads - Cabeças raspadas. O termo passou a designar os membros de grupos neonazistas que pregam o racismo e atacam negros e estrangeiros. São hoje cerca de 4.200 na Alemanha.

Texto Anterior: Fascismo nasce na Itália contra 'perigo vermelho'
Próximo Texto: Crise global aponta era de intolerância
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.