São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 1994
Próximo Texto | Índice

Laranja ameaçada; Controle pedido; Meio de transporte; Bolsa desatenta; Vício apropriado; Enfrentando o lobby; Menu setorial; Apesar da distância; Iniciativa própria; Outro filão

Laranja ameaçada
José Tadeu de Faria, do Ministério da Agricultura, voltou da Flórida com a informação de que a praga que ameaça os laranjais dos EUA não é apenas boato.
Dos grandes produtores, só Espanha, Itália e Brasil estão livres do problema –por enquanto.

Controle pedido
Com base no relatório de Faria, a Associação dos Citricultores de São Paulo vai pressionar o governo a monitorar os vôos entre Miami e São Paulo.
"É bom lembrar que o câncro cítrico veio de avião", diz Leonardo Kossoy, diretor da entidade.

Meio de transporte
Segundo Kossoy, basta algumas folhas com ovos da lagarta para a praga se espalhar.
A praga age como o "bicho mineiro", que come a planta do café.

Bolsa desatenta
O suco de laranja está em baixa no mercado internacional, em parte devido à expectativa de uma supersafra na Flórida, que a praga pode acabar frustrando. A cotação em Nova York caiu 10% nas primeiras três semanas do mês, para US$ 90 por libra-peso, ontem.

Vício apropriado
Com William Murray, a Philip Morris, dos EUA, volta a ter um presidente fumante.
Seu antecessor, Michael Miles, forçado a renunciar no fim de semana, foi o primeiro não-fumante a ocupar o posto na empresa.

Enfrentando o lobby
Miles saiu por pressão dos acionistas, depois que as ações da empresa desvalorizaram 40% em nove meses.
A nova orientação será manter o cigarro como a atividade central da empresa, desafiando o poderoso lobby antifumo nos EUA.

Menu setorial
Os candidatos Lula e José Dirceu almoçam com empresários da construção civil dia 27, quando falam sobre os planos do PT para o setor.

Apesar da distância
João Kawakami, do Sindicato Rural de Ibiúna, diz que é mais compensador vender hortaliças e lugumes em Buenos Aires do que no Ceagesp. Afirma que semanalmente quatro caminhões com pepino, cenoura, alface, pimentão, repolho e frutas saem do município com destino à Argentina.

Iniciativa própria
Sérgio Reis, que foi consultor informal de Itamar nos tempos do ministro Andrade Vieira, deixa a diretoria de Marketing do Bamerindus depois de 25 anos para abrir a Coopermarkerting, especializada em imagem institucional.

Outro filão
O Banco BM&S, depois de 57 anos, torna-se múltiplo, operando na carteira comercial e financeira.

Próximo Texto: Hiato ao crédito; Extra evaporado; Quem se interessa; Proteção sugerida; Cartão vermelho; Sob as asas; Alívio de caixa; Marcha lenta; Na antevéspera
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.