São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 1994 |
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Escultura foi "revelação"
BERNARDO CARVALHO
Saint Clair Cemin nasceu em 1951, em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. É católico: "Mas o meu próprio tipo Saiu do Brasil em 73. Na época, era desenhista e vendia seu trabalho para revistas como "Planeta". "Estava deprimido com a situação política", diz o artista, embora não tivesse nenhum engajamento político mais específico. Mudou-se para Paris. "Minha preocupação era mais com filosofia. Estudei russo, porque queria conversar com uma namorada na língua dela. Depois fiz gravura na Ecole de Beaux Arts", diz. Em 78, transferiu-se de vez para Nova York. Trabalhou com gravura até 82. No verão de 83 a escultura se apresentou como uma espécie de "revelação". "Estava como um gato que vai se aproximando em espiral da presa, não diretamente, mas aos poucos. Chega um ponto em que há o momento do ataque. Eu tinha que me decidir. Estava fazendo relevos, uma transição da gravura para a escultura, sem grande sucesso. De um dia para o outro, percebi que tinha que confrontar o problema das três dimensões. Foi uma grande liberação", diz. Passou a trabalhar convulsivamente. De dia, para sobreviver e, à noite, nas esculturas. Tinha vários contatos no mundo da arte, o que facilitou o caminho para a primeira exposição em 85. (BC) Texto Anterior: Criptonita; Lírio; Banana-da-terra; Grande angular; Divã Próximo Texto: Editor prefere Bienal a Feira de Frankfurt Índice |
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