São Paulo, sábado, 25 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aparelho diagnostica epilepsia com precisão

DA REPORTAGEM LOCAL

O Hospital das Clínicas ganhou uma câmara de vídeo EEG (eletroencefalográfico), que permite diagnosticar com maior precisão casos graves de epilepsia.
O equipamento foi doado pelo laboratório Wellcome-Zeneca e será instalado na próxima semana.
A vantagem do vídeo é gravar imagens e sons do paciente junto com os sinais emitidos pela atividade do cérebro.
Além disso, o vídeo oferece mais informações para o diagnóstico e detecta o ponto do cérebro que precisa sofrer uma intervenção cirúrgica.
O paciente fica internado de 12 a 24 horas, ligado por eletrodos ao aparelho e sendo filmado continuamente. Todos os movimentos que antecedem as crises convulsivas são registrados.
Até agora, a clínica de neurologia do HC apenas gravava as funções elétricas do cérebro, sem dispor de som e imagens de qualidade.
O ambulatório do HC atende cem pacientes epiléticos por dia, dos quais 80% são casos graves. Estima-se que 3% da população brasileira já teve algum tipo de crise de epilepsia.
Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas - av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, prédio dos ambulatórios, 4º andar. Tel. 282-2811.

Texto Anterior: 'Lei facilita empréstimo'
Próximo Texto: Livro traz relatos sobre a história da zona leste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.