São Paulo, sábado, 25 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnico da Bolívia diz que jogo merecia gols

DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico da Bolívia, Xavier Azkargorta, considerou injusto o empate de anteontem em 0 a 0, em Boston. Foi a primeira partida da Copa que terminou sem gols.
Para o treinador, o resultado não refletiu o espírito de luta das duas equipes e as diversas oportunidades de gol criadas. "Nenhuma das seleções teve o que merecia: o gol", disse Azkargorta.
Com o resultado, a definição das equipes classificadas para as oitavas-de-final só deve acontecer na próxima segunda-feira, quando a Alemanha enfrenta a Coréia do Sul, em Dallas, e a Espanha joga contra a Bolívia, em Chicago.
A seleção alemã segue na liderança do grupo, com quatro pontos. Espanha vem em segundo com dois (três gols marcados), mesma pontuação da Coréia, que está em terceiro com apenas dois gols marcados. A Bolívia, em último lugar, tem apenas um ponto.
Pelo regulamento, os critérios de desempate na primeira fase são: a) saldo de gols, b) gols marcados, c) confronto direto, d) sorteio.
Segundo Azkargorta, logo após o jogo contra a Coréia, nos vestiários, ele procurou animar os jogadores, dizendo que, com uma vitória sobre a Espanha, a equipe poderá passar para a próxima fase.
Para o próximo jogo, contra a Espanha, a Bolívia não poderá contar com três de seus titulares: Marco Etcheverry (suspenso), Luis Cristaldo (expulso ontem) e Julio Baldivieso (dois cartões amarelos).
O jogo
Coréia e Bolívia fizeram o pior e mais longo jogo deste Mundial. O juiz Leslie Mottram, da Escócia, castigou o público com 5min de descontos no primeiro tempo e 8min40 na segunda etapa.
Nem assim as duas equipes conseguiram marcar um gol. No primeiro tempo, a melhor chance foi da seleção boliviana.
Erwin Sánchez cobrou uma falta da direita aos 39min, obrigando o goleiro In Young Choi a espalmar a bola no ângulo esquerdo.
Um pouco antes, aos 26min, Sánchez já criara uma boa chance em cobrança parecida. Quinteros escorou de cabeça e dois atacantes bolivianos, que fechavam, não conseguiram cabecear.
A melhor oportunidade da Coréia do Sul foi aos 28min. O lateral Rimba escorregou, Kim Joo Sung tomou a bola e a atrasou para o chute de Sun Hong Hwang. Mesmo sem goleiro, o atacante coreano chutou para fora.
O segundo tempo conseguiu ser ainda pior que o primeiro. A Coréia teve uma oportunidade aos 8min, quando Jung Won Seo –autor de um dos gols no empate em 2 a 2 com a Espanha– chutou no canto esquerdo e obrigou Trucco a fazer boa defesa.
Os coreanos não souberam aproveitar a vantagem de ter um jogador a mais em campo a partir dos 37min do segundo tempo.
O boliviano Cristaldo foi expulso por um engano do juiz. Leslie Mottram mostrou-lhe cartão amarelo e, pensando que era o segundo do jogador na partida, expulsou Cristaldo. De nada adiantaram as queixas dos bolivianos.
Os coreanos tiveram uma última chance de marcar aos 48min. O reserva Seok Ju Ha entrou livre na área, mas acabou chutando em cima do goleiro Trucco.
Com o resultado de 0 a 0, a Bolívia conseguiu marcar o primeiro ponto do país em uma Copa. Nos Mundiais de 1930, no Uruguai, e 1950, no Brasil, os bolivianos perderam todos os seus jogos.
Já a Coréia do Sul, que participa de sua quarta Copa do Mundo, continua sem conseguir nenhuma vitória em um Mundial.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Direito das lagostas é polêmico
Próximo Texto: Argentina e Nigéria prometem jogo ofensivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.