São Paulo, sábado, 25 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aurélio ganha 20 mil verbetes com revisão

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Um dos maiores sucessos editoriais do país, o Novo Dicionário Aurélio começou a ser revisto para a publicação de edição ampliada em cerca de 20 mil verbetes.
Entre complementação de lacunas, definição de expressões não muito claras e novos verbetes, calcula-se que, dos 130 mil verbetes da atual edição, o dicionário será ampliado em 30%.
O diretor-superintendente da Editora Nova Fronteira, Carlos Augusto Mariani Lacerda, 32, afirma ainda não haver data definida para o lançamento.
Ele diz que deverá ser publicada em 1996, quando se completarão dez anos do lançamento da 2ª edição ampliada do Aurélio.
A editora aguarda também uma decisão sobre a reforma ortográfica da língua portuguesa. "Não podemos correr o risco de lançar a terceira edição e sair a nova ortografia", afirma.
Já aprovada em Portugal, a reforma visa unificar a grafia da língua dos países que falam português. Cairiam acentos diferenciais, hífens e consoantes mudas.
Segundo Lacerda, uma eventual reforma geraria efeitos em menos de 5% da língua.
A elaboração da 3ª edição revista e ampliada do Novo Dicionário Aurélio é comandada por Marina Baird Ferreira, viúva de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.
Auxiliada por Giovani Mafra e Silva, ela comanda uma equipe de seis pessoas e conta com a colaboração de 30 especialistas.
O editor Lacerda afirma que os maiores fatores de renovação de uma língua são, pela ordem, a tecnologia e os modismos.
Palavras de origem inglesa, como deletar, que fazem parte da conversa de iniciados em informática, entrarão na nova edição.
A juventude também está dando sua contribuição para transformar a língua portuguesa, com a invenção de expressões como ficar (namorar alguém sem compromisso).

Texto Anterior: Wuppertal comemora 20 anos com Pina Bausch
Próximo Texto: Livro vende 12 milhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.