São Paulo, domingo, 26 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comprar imóvel é boa opção de investimento no longo prazo

TELMA FIGUEIREDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Comprar imóvel hoje pode representar uma boa alternativa de investimento, uma vez que os valores em dólar estão baixos em relação ao patamar praticado pelo mercado até 90.
Durante o governo Collor, em 91 e 92, os preços dos imóveis despencaram, como reflexo da crise econômica que diminuiu as vendas no mercado.
Embora empresários e consultores do setor afirmem não saber precisar quanto os preços caíram, a estimativa é que a redução tenha chegado a 30%.
"Desde 93 os valores em dólar vêm se recuperando, mas ainda não alcançaram o patamar praticado até a época pré-Collor", diz Lincoln Jorge Marques, 37, consultor imobiliário da Integral.
Imóvel é um ativo que, além da valorização, pode propiciar rendimento antes da venda (com aluguel, por exemplo).
Mas é importante salientar que comprar imóvel é uma boa opção de investimento somente para aqueles que pretendem ter ativos com retorno a longo prazo.
Marques desaconselha sua aquisição para quem necessite de retorno financeiro rápido.
Quem adquirir um imóvel e precisar passá-lo a frente pouco tempo depois, pode perder dinheiro.
É o que aconteceu com aqueles que compraram em 90 –com os preços no pico– e precisaram vendê-lo no ano seguinte, quando a crise começava a atingir o setor.
VendasAs vendas de imóveis novos (apartamentos na planta, em construção e prontos) alcançaram um bom resultado em maio.
No mês passado foram comercializados 930 imóveis novos na cidade de São Paulo, segundo pesquisa do Datafolha.
Com uma oferta de 13.125 unidades, a velocidade de vendas (imóveis vendidos a cada cem oferecidos) ficou em 7,1%. Em abril o Datafolha registrou velocidade de vendas igual a 5,4%.
Empresários do setor acreditam que maio significou apenas o início de um aquecimento das vendas, que já deve se mostrar mais expressivo no balanço do número de negócios fechados este mês.

LEIA MAIS
sobre balanço de vendas em maio no caderno Imóveis, pág 10-2

Texto Anterior: Linha telefônica pode subir 75% em junho
Próximo Texto: Modelo usado sobe mais que URV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.